Notícias

Polo Ribeirão Preto da Biosev tem crescimento de volume de moagem

23 de Agosto de 2017

Notícias

As quatro unidades que compõem o Polo Ribeirão Preto da Biosev S.A. (B3:BSEV3), segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, fecharam o primeiro trimestre da safra 2017/2018 com crescimento de 10,2% no volume de moagem na comparação com igual período anterior. O montante representa 5,8 milhões de toneladas de cana processada entre os meses de abril e junho deste ano e que corresponde a 60% da moagem da Companhia no período.

O Polo Ribeirão Preto é formado pelas unidades Santa Elisa (Sertãozinho), Continental (Colômbia), Vale do Rosário e UMB (ambas em Morro Agudo). Juntas, as unidades possuem capacidade para moer 18 milhões de toneladas por ano de cana-de-açúcar, ou seja, metade da capacidade total da Biosev, que é de 36,4 milhões de toneladas/ano.

“O aumento de 10,2% no volume de moagem em Ribeirão Preto mostra a vocação que a região tem para formar canaviais com grande produtividade, além da própria capacidade das fábricas da Biosev para atender essa demanda que é crescente”, afirma o diretor de Operações da Biosev, Ricardo Lopes.

O executivo afirma também que o crescimento da produção no Polo Ribeirão Preto já acontece há algumas safras. Desde o primeiro trimestre da safra 15/16, a moagem nas quatro unidades do polo cresceu 19,5%, passando de um volume de 4,8 milhões de tonelada para as atuais 5,8 milhões de toneladas de cana processada. No mesmo período comparativo, a média de crescimento de moagem total da companhia foi de 12,2%.

Produtividade

A produtividade dos canaviais da Biosev no Polo Ribeirão Preto medida pelo TCH (Toneladas de Cana por Hectare) atingiu 97,6 ton/ha no primeiro trimestre da safra 2017/2018. Esse resultado é superior à média consolidada da companhia para o período, que foi de 89,7%.

O índice de TCH registrado no Polo Ribeirão Preto nos primeiros três meses da atual safra é um dos maiores já registrado na companhia. Na comparação com o primeiro trimestre da safra 2015/2016, que havia registrado TCH de 83,6%, o crescimento foi de 17,1%. Em toda a companhia, o aumento registrado no mesmo período foi de 7,2%.

“O crescimento da produtividade medida pelo TCH nos últimos dois anos na Biosev, principalmente no Polo Ribeirão Preto, decorre do resultado positivo das iniciativas implementadas na gestão dos canaviais. Destaco as melhorias de manejo, que incluem a utilização de adubação líquida e foliar assim como a adequação de processos e equipamentos visando aperfeiçoar a colheita mecanizada e reduzir o pisoteio.

Também foram importantes a execução disciplinada do plano de readequação das variedades de cana e o emprego mais intensivo de tecnologia agrícola”, explica o diretor Agrícola da Biosev, Carlos Daniel Berro Filho.

(Fonte: FSB Comunicações – 23/08/17)

Veja também