Notícias

Plural: Entidade que representa distribuição é dividida em três

20 de Dezembro de 2019

Notícias

A Plural, associação que reúne as grandes distribuidoras de combustíveis e lubrificantes do país, está sendo desmembrada em três novas entidades, que a partir de 2020 vão atuar em diferentes frentes e temas relacionados ao negócio. “O novo momento do Brasil, com a maior multiplicidade da cadeia, exige um grau maior de representatividade”, disse o presidente da Raízen, Luis Henrique Guimarães, em entrevista ao Valor nesta semana.

 Com a mudança, o antigo Sindicom, que no fim de 2017 adotou a marca Plural, voltará a usar o nome original e se dedicará às questões trabalhistas, sindicais e representativas do negócio propriamente dito. Fundado em 1941, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes reúne o equivalente a 80% da distribuição de combustíveis no país – estão entre suas associadas as três grandes – BR, Raízen e Ipiranga – que juntas representam cerca de 70% das vendas no país.

As distribuidoras regionais e de menor porte se organizaram em outra entidade, a Abcom (Associação Brasileira das Distribuidoras de Combustíveis).

Já no primeiro trimestre, o setor deve anunciar o lançamento do Instituto Combustível Legal, uma organização não governamental (ONG) associada ao Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco). Com atuação independente, o instituto vai debater e apoiar medidas para coibir a sonegação. Segundo Guimarães, será uma entidade totalmente independente.

Na avaliação das grandes distribuidoras, a chegada de novos participantes a esse mercado, incluindo refino e infraestrutura, vai alterar a relação de forças no setor. Por isso, é preciso que as mudanças estejam refletidas em uma nova entidade. Assim, começa a ser formatada uma associação específica para um determinado grupo de empresas desse segmento de negócios: companhias de refino de petróleo, da área de logística (terminais, dutos, ferrovia dedicada), tradings, bem como distribuidoras de combustíveis.

A previsão, segundo o executivo, é que esse terceiro desmembramento da Plural seja constituído no segundo trimestre. Com todas essas mudanças, propiciadas pela venda de refinaria e reestruturação do setor, o Brasil caminha para um modelo parecido ao dos EUA, afirma Guimarães.

Fonte:Valor Econômico - 20/12

 

Veja também