Notícias

Planalto confirma Moreira Franco no Ministério de Minas e Energia

09 de Abril de 2018

Notícias

O Palácio do Planalto confirmou que o atual ministro da Secretaria - Geral da Presidência, Moreira Franco, vai assumir o comando do Ministério de Minas e Energia. A mudança acontece depois que o ministro da pasta, Fernando Coelho Filho, pediu demissão para concorrer às eleições deste ano.

De acordo com a assessoria do Planalto, a decisão foi tomada hoje pelo presidente. Moreira, um dos auxiliares mais próximos de Michel Temer, desembarca na nova pasta tendo como desafio as negociações em torno do processo de privatização da estatal de energia Eletrobras, que ainda precisa de aval do Congresso Nacional, além de liderar os trâmites para o megaleilão de excedentes da cessão onerosa nos campos do pré-sal.

A possibilidade de Moreira migrar para o Ministério de Minas e Energia foi antecipada pelo Valor. A realocação faz parte do desenho preferencial de Temer para a Esplanada nos nove meses finais de mandato.

Conforme relatam os repórteres Daniel Rittner e Andrea Jubé, havia risco de debandada da equipe técnica no Ministério de Minas e Energia com a troca no comando. O secretário-executivo, Paulo Pedrosa, decidiu por sua demissão na última semana. Ele era a preferência do mercado para a sucessão e foi um dos principais mentores das mudanças efetivadas nos últimos anos — um cardápio que inclui a proposta de reforma do setor elétrico, retomada dos leilões de petróleo e gás e o novo marco regulatório da mineração.

Fonte: Valor Econômico - 08/04/2018

Veja também