Notícias

Petróleo opera em baixa moderada, após saltar mais de 7% na semana passada

31 de Julho de 2017

Notícias

Os contratos futuros de petróleo operam em baixa moderada nesta manhã, num aparente movimento de realização de lucros, após os fortes ganhos que acumularam recentemente. Mais cedo, porém, o petróleo mostrou certa volatilidade.

Na semana passada, o petróleo garantiu valorização de mais de 7%, a maior do ano, na esteira de uma série de notícias positivas. Arábia Saudita e Nigéria, por exemplo, mostraram-se dispostas a colaborar mais para os esforços de grandes produtores de conter a oferta da commodity. Além disso, os estoques nos EUA mostraram uma redução bem maior do que se esperava em pesquisas do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) e do American Petroleum Institute (API).

Às 8h37 (de Brasília), o barril do petróleo tipo Brent para outubro caía 0,19% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 52,12, enquanto o do WTI para setembro avançava 0,30% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 49,56.

Segundo Bjarne Schieldrop, analista de commodities do banco SEB, os preços do petróleo estão fazendo uma breve interrupção, após o forte avanço da última semana. Em situações assim, investidores tendem a realizar lucros.

Também no radar está a crescente tensão na Venezuela, onde uma votação realizada ontem para eleger uma nova Assembleia Constituinte gerou violentos protestos. Há temores de que os distúrbios levem a uma redução das exportações do país sul-americano. Também existe a possibilidade de que os EUA adotem sanções contra o setor petrolífero venezuelano.

(Fonte: Dow Jones Newswires – 31/07/17)

Veja também