Notícias

Petróleo fecha em queda com foco em aumento na produção e baixa liquidez

23 de Novembro de 2018

Notícias

O petróleo fechou em queda nesta quinta-feira, 22, com menores volumes em negociação devido ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, e com preços sob pressão em meio à maior produção da commodity ao redor do mundo.

Na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do Brent para janeiro caiu 1,38%, para US$ 62,60 por barril. Já na New York Mercantile Exchange (Nymex), que operou somente em pregão eletrônico, o petróleo WTI para o mesmo mês tinha queda de 1,43%, a US$ 53,85 por barril, perto das 16h20 (de Brasília).

Além do avanço acima do esperado nos estoques de petróleo nos EUA que mostrou o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) do país ontem, a produção da commodity na Arábia Saudita também mostrou alta em novembro, segundo informou uma fonte à Bloomberg. Segundo a pessoa ouvida, o volume produzido pelo reino subiu a um nível recorde, perto de 11 milhões de barris por dia, neste mês. A motivação para isso seria a maior demanda de clientes preocupados com a queda nas exportações iranianas.

Segundo o presidente-executivo da Petro-Logistics, Daniel Gerber, o recuo das exportações de petróleo do Irã, depois das sanções impostas pelos EUA, já atinge “várias centenas de milhares de barris por dia em relação aos níveis de outubro”. A empresa é responsável por rastrear o suprimento de petróleo dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros exportadores. As informações chegaram a impulsionar os preços pontualmente, que logo voltaram ao negativo, também comprometidos pelo baixo volume em negociação.

“Não há fim para a venda de petróleo em um futuro previsível. Isso exigiria uma declaração clara da Opep de que está disposta a reduzir consideravelmente a produção”, avaliam analistas do Commerzbank, em nota a clientes.

Estadão Conteúdo - 22/11/2018

Veja também