Notícias

Petróleo fecha em alta após bloqueios na produção da commodity no Oriente Médio

21 de Janeiro de 2020

Notícias

Em dia de liquidez reduzida devido ao feriado nos Estados Unidos, o petróleo fechou em alta em Londres nesta segunda-feira, 20, após relatos de bloqueios na produção da commodity em países do Oriente Médio.

Na Intercontinental Exchange (ICE), o contrato do Brent para março fechou com ganho de 0,54%, a US$ 65,20 o barril. Já o contrato do WTI para o mesmo mês era negociado em alta de 0,20%, a US$ 58,70 o barril, às 17h05 (de Brasília), no pregão eletrônico da New York Mercantile Exchange (Nymex).

No domingo, 19, um gasoduto de exportação de petróleo na Líbia foi fechado por uma milícia, o que reduziu a produção da commodity energética nos campos de Sharara e El-Feel. No Iraque, uma greve de guardas de segurança também paralisou temporariamente a produção no campo petrolífero de Al Ahdab.

"Tensões no Oriente Médio e interrupções no fornecimento anunciam mais uma semana forte nos mercados de petróleo", comenta o Swissquote Bank em relatório a clientes.

O Commerzbank, por sua vez, não espera que os bloqueios na produção da commodity na Líbia durem. "Esperamos que a produção e as exportações se estabilizem em breve. Isso parece ser apoiado pela moderada resposta dos preços até agora", afirma Eugen Weinberg, chefe de pesquisa em commodity do banco alemão.

Já o ING avalia que uma "interrupção prolongada" na produção de petróleo na Líbia poderia causar uma queda de oferta no primeiro trimestre deste ano. Segundo o banco holandês, porém, o mercado da commodity se estabilizaria no segundo trimestre.

 

Fonte: Estadão Conteúdo – 20-01

 

Veja também