Notícias

Petroleiros vão voltar ao trabalho em Minas após liminar do TRT

29 de Outubro de 2019

Notícias

Contudo, sindicato afirma que estado de greve está mantido, ao menos, até esta sexta-feira (1), quando ocorre nova reunião com os trabalhadores

A greve dos petroleiros em Minas Gerais ganhou um novo capítulo. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) emitiu uma liminar favorável à Petrobras, determinando que os trabalhadores retomem as atividades nas refinarias do Estado imediatamente, com multa diária de R$ 250 mil em caso de descumprimento.

Em assembleia nesta segunda-feira (28), funcionários da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, decidiram cumprir a liminar, apesar de o estado de greve estar mantido, pelo menos, até esta sexta-feira (1), quando ocorrerá outra reunião. Com isso, não há possibilidade de falta de combustível nos postos.

Segundo decisão da Justiça, a determinação ocorre para garantir a segurança “da comunidade em geral e do meio ambiente”. O Tribunal afirma que o Sindipetro-MG descumpriu, na última sexta-feira, uma medida que também determinava o retorno dos trabalhadores à refinaria e, por isso, aumentou o valor da multa, que anteriormente era de R$ 100 mil por dia.

De acordo com o diretor do Sindipetro-MG, Anselmo Braga, foi um “recuo estratégico”. “Os trabalhadores vão entrar normalmente a partir de amanhã (hoje), mas a greve está mantida”, explica. Lideranças dos petroleiros afirmam que a liminar, na prática, impossibilita o direito de greve da categoria. “Não é a primeira vez que a refinaria nos obriga a pôr todo mundo para dentro. Já vimos que, pela Justiça, a gente não faz paralisação”, disse uma delas, que preferiu não se identificar.

Acordo 

A categoria está dividida em relação ao acordo proposto pela Petrobras, mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) na última semana. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) recomendou que os diversos sindicatos em todo o país aceitassem os termos e encerrassem a greve, que estava programada para começar na manhã do sábado. O tribunal acatou quatro das seis sugestões feitas pelos sindicalistas para melhorar a proposta negociada entre os trabalhadores e a Petrobras.

As sugestões aceitas pelo órgão incluem redução do percentual de contribuição dos empregados para o plano de saúde para 30%; turno de 12 horas em terra somente depois de negociações nas unidades; pagar metade das horas extras e destinar a outra metade ao banco de horas; e recolher a mensalidade sindical. “Estamos, por isso, indicando à categoria a aceitação do acordo do TST e a suspensão da greve”, disse o coordenador da FUP, José Maria Range. 

A proposta altera a validade do acordo coletivo de dois anos para um. O Sindipetro-MG não seguiu a indicação nacional e manteve a greve durante o fim de semana, até a liminar

Fonte: Jornal O Tempo - 29/10/19

Veja também