Notícias

Petrobras será multada por vazamento de gasolina no Triangulo Mineiro

10 de Fevereiro de 2017

Notícias

A Petrobras pode ser multada pelo Ibama e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) pelo vazamento de combustível que ocorreu na manhã de domingo (5) em Araporã, no Triangulo Mineiro. De acordo com a empresa, uma adutora que transporta gasolina foi furada por um grupo de ladrões, que tentavam roubar combustível da tubulação. O produto se infiltrou no solo e pode contaminar o lago da barragem da hidrelétrica de Itumbiara, a maior usina de Furnas.

A multa aplicada pelo Semad, terá valor mínimo de R$ 800 mil. Entretanto, a secretaria informou que o valor pode subir pelo fato da Petrobras demorar a informar as autoridades sobre o vazamento. Segundo a pasta, a empresa foi avisada sobre o problema às 10h, mas só contatou a Polícia Ambiental após às 16h. Uma outra multa pode ser aplicada pelo Ibama. O derramamento do material foi sanado na noite do domingo, com a ajuda do Corpo de Bombeiros.

O vazamento ocorreu próximo ao km 10 da BR-452, em uma área onde fica uma nascente e duas lagoas, no interior da Fazenda Caridade. Milton Franco, analista ambiental do Semad, conta que o problema tem que ser rapidamente resolvido, para que os buritizeiros do entorno e outras árvores não sejam afetados pelo solo contaminado. “É importante que a gasolina seja tirada da água, que é algo que já está sendo feito, com o bombeamento a vácuo do material. Também foram instaladas barreiras para impedir que o combustível chegue na represa, mas que não absorvem água”, explicou.

A Semad aguarda que a Petrobras informe a quantidade de combustível vazado para calcular a multa, que será calculada apenas após o fim dos trabalhos de limpeza da área afetada.

No local do vazamento, foi encontrada uma válvula instalada pelos criminosos, que pretendiam a usar para drenar o combustível para um caminhão tanque.

Informações passadas para a Policia Civil relatam que durante a madrugada, moradores do entorno escutaram o barulho semelhante a uma explosão, que provavelmente foi o momento em que a válvula, por não suportar a pressão da adutora, estourou. No local foram encontradas luvas, um aparelho de solda e equipamentos de escavação, já que parte da tubulação fica enterrada.

A prefeitura de Araporã relatou que fez visitas ao local. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, João Pântano, a Petrobras ofereceu suporte aos moradores, mas eles preferiram não deixar suas residências.

(Fonte: O Tempo - 10/02)

Veja também