Notícias

Participação das mulheres no agronegócio é uma tendência inegável

08 de Março de 2017

Notícias

Como forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), o Instituto de Estudos do Agronegócio - IEAg, da ABAG, em pareceria com a PwC e o Transamerica Expo Center, apresentaram os resultados de uma pesquisa inédita sobre a mulher no mundo do agronegócio.

Os dados coletados entre novembro de 2015 e abril de 2016, mostram que "existe uma tendência inegável de crescimento na participação das mulheres do agronegócio, mesmo com os desafios relacionados ao gênero".

O objetivo era caracterizar o papel da mulher neste setor:  área de atuação, demandas e entraves. Dividida em duas fases, a análise dos dados na fase quantitativa contou com 301 mulheres que atuam na gestão de empreendimentos agropecuários; e na qualitativa foram entrevistadas nove mulheres em destaque na gestão de empreendimentos deste setor.

Com o resultado, concluiu-se que tais mulheres entrevistadas, pertencentes a diversas faixas etárias, atuam principalmente nas regiões Sudeste e Centro-oeste, sendo 42% delas na agricultura; em sua maioria, têm curso superior; costumam participar de entidades de representação do setor; 73% atuam na administração geral das empresas; e 37% contribuem da mesma forma que o parceiro nas despesas domésticas.

Durante a fase de apuração das informações, também foi constatado que 43% das mulheres têm dificuldades para que as opiniões sejam tomadas em consideração pelos empregados. Já 28% delas afirmam sentirem barreiras para acessar cargos em associações ou organizações.

Clique AQUI para ver a análise completa da pesquisa.

(Fonte: Agência UDOP de Notícias – 8/3)

 

Veja também