Notícias

Parabéns a todas as mulheres do setor sucroenergético!

08 de Março de 2017

Notícias

Não somos ainda muitas no setor sucroenergético, de acordo com os dados da RAIS-Caged, em Minas Gerais, do total de 54.276 trabalhadores em 2015, o número de trabalhadoras somou 5.869, ou 11%. Porém, já existe uma grande diferença na ocupação dos espaços nas empresas pela força feminina.

Como bem lembra a promotora do evento Cana - Substantivo Feminino, já no VI Encontro, que ocorre no dia 16 de março em Ribeirão Preto, Luciana Paiva, é que antes funções estritamente masculinas no setor passaram a contar também com a competência e o "charme" feminino, após a introdução de novas tecnologias.

A mecanização da lavoura e automação industrial, por exemplo, abriram espaço para a contratação de mulheres, mostrando sua capacidade e condições de trabalho em áreas antes restritas aos homens. Na época do corte manual, grande parte das mulheres eram cortadoras de cana, hoje, são operadoras de máquinas agrícolas, e já somam um grande número nas áreas administrativas e também nos laboratórios.

Abro um espaço para fazer uma homenagem especial a nossa colega e amiga da SIAMIG, Isabel Vieira, que secretaria os trabalhos da entidade e atende às demandas das Associadas há mais de 20 anos no setor. Hoje somamos quatro mulheres contratadas na entidade em áreas antes ocupadas por homens, como Carina Ferreira (Jurídica), Mônica Santos (Comunicação) e Amanda Abadia (Financeiro).

Como demonstração da grande valorização ao trabalho das mulheres no setor, a SIAMIG deixa aqui a sua homenagem, torcendo por mais oportunidades e avanços!

(SIAMIG - 8/3/2017)

 

 

Veja também