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O futuro brotou!

22 de Junho de 2017

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Em 2015, a Syngenta anunciou que estava desenvolvendo uma tecnologia que iria revolucionar a lavoura canavieira: a semente artificial de cana Plene Emerald, que permite plantar cana como se planta grãos – colocando no sulco a cada 50 centímetros uma semente, em um total de 200 quilos por hectare, bem diferente das quase 20 toneladas que se plantam hoje utilizando os toletes de cana.

O plantio será com máquinas bem mais leves e com alta eficiência, semeando Emerald por vários hectares/dia e gerando um canavial sadio e com alta produtividade.

A notícia descrevendo esse cenário dos sonhos agitou o setor, afinal, além da necessidade de melhorar o desempenho dos canaviais, é fundamental aumentar a competitividade, e a área agrícola é responsável por 70% dos custos de produção.

Segundo o fechamento da safra 2014/2015 realizado pelo PECEGE/CNA, o custo da formação do canavial foi de, aproximadamente, R$ 7.000,00/ha na região Centro-Sul do Brasil, dos quais 25% correspondem ao preparo de solo, 65% ao plantio e 10% aos tratos culturais da cana planta. Ou seja, o custo específico do plantio de cana-de-açúcar na safra 14/15 foi de R$ 4.550,00/ha. Assim, as tecnologias direcionadas para a evolução do plantio de cana são muito bem-vindas.

Após o agito com a notícia sobre o Plene Emerald, a Syngenta se recolheu para o campo das pesquisas, porém, os profissionais do setor, sempre que possível, questionam sobre em que pé está a tecnologia de semente artificial de cana.

Mas, no fim deste mês de maio, novidades vieram a público quando a Syngenta abriu as portas de sua Estação Conhecimento, localizada em Itápolis, SP, para apresentar sua nova oferta estruturada para a cultura canavieira: o Integrare Cana.

Para receber centenas de profissionais de usinas, produtores rurais e representantes técnicos de cooperativas, durante duas semanas, a empresa montou na Estação Conhecimento, uma megaestrutura que contou com: talhões com as principais variedades de cana plantadas no Brasil (e exemplos das que serão lançadas, como as quatro variedades da Syngenta); áreas de plantio de muda pré-brotada (MPB); Meiosi com MPB; e 10 tendas, onde os visitantes receberam informações e conferiram resultados sobreas soluções da Syngenta para aumentar o desempenho dos canaviais.

A última parada era exatamente no estande do Plene Emerald, a semente de cana da Syngenta. Os visitantes receberam informações sobre a tecnologia, puderam vê-la de pertinho e comparar o sulco que recebeu o Emerald com o sulco do plantio convencional por tolete.

(Fonte: CanaOnline – 22/06/17)

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