Notícias

Nutrição dos canaviais e uso de diesel precisarão ser revistos para o setor obter mais CBIOs

30 de Janeiro de 2020

Notícias

Os produtores de etanol encontraram na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) uma forma de obter uma remuneração extra para o produto, ao comercializarem os Créditos de Descarbonização (CBios), obtidos se a empresa comprovar que reduziu as emissões de carbono na produção do combustível verde.

Cada CBio equivale a uma tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser emitida na atmosfera. A quantidade de litros de etanol necessários para a emissão de um CBio varia de 661,81 a 1.288,66, o valor aumenta em decorrência da menor eficiência.

Vários pontos do processo de produção de etanol devem ser revistos para reduzir a emissão de gases, mas a nutrição dos canaviais, com o uso de nitrogênio sintético, e o consumo de diesel nas máquinas agrícolas, são os que mais pesam de forma negativa para a descarbonização.

Se adequar aos critérios do RenovaBio passou a ser uma rotina no setor, não só nas unidades sucroenergética, mas também entre muitos produtores de cana. É o caso do Engenheiro agrônomo formado pela UNESP de Jaboticabal e sócio proprietário da empresa RR Agrícola, Ricardo Ducatti Delarco que já está organizando os dados de sua propriedade de 2500 hectares localizada no município de Monte Azul Paulista.

A intenção é divulgar os dados primários para as três usinas para as quais fornece matéria-prima: Santa Elisa (Biosev), Paraíso (Tietê Agroindustrial) e São Domingos. A expectativa do produtor é conseguir negociar um valor melhor por tonelada de cana entregue.

Delarco relata ter entendido quais pontos poderão gerar maior valor às unidades agroindustriais, como diminuir o uso de óleo diesel e de nitrogênio sintético. Adoção de Meiosi e Cantosi, aplicação de corretivos somente em cima das linhas de cana e rotação de culturas com Crotalaria são algumas das apostas do produtor, que afirma já ter sido beneficiado pelo RenovaBio antes mesmo do programa entrar em vigor.

 

Fonte: Cana Online – 30-01

Veja também