Notícias

Noruega é 1º país do mundo a vender mais carros elétricos do que veículos tradicionais

05 de Abril de 2019

Notícias

Pela primeira vez na história, a venda de carros elétricos superou a venda de carros tradicionais na Noruega. A líder da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos, Christina Bu, afirmou que 58,4% dos carros vendidos no país durante o mês de março eram elétricos e não a combustão de gasolina ou outros combustíveis fósseis.

A soma dos três primeiros meses do ano, porém, ainda tem os carros tradicionais na dianteira—por uma pequena margem, é verdade. Do total de veículos vendidos em 2019, 48,4% foram elétricos—um número bruto de 10.732 carros com emissão zero de dióxido de carbono (CO2). A previsão é que ao longo de todo o ano, as vendas de carros elétricos fiquem em patamar próximo à metade das vendas totais.

"A Noruega mostra ao mundo todo que o carro elétrico pode substituir aqueles movidos por gasolina ou diesel e contribuir relevantemente com a briga pela redução na emissão de CO2", diz Bu em comunicado.

De acordo com o site MarketWatch, a Noruega tem trabalhado com incentivos para a compra de carros elétricos. Impostos de importação e taxas sobre burocracia de registro são reduzidas. Os motoristas de veículos elétricos ainda contam com benefícios como permissão para uso das faixas restritas a transporte público ou isenção em alguns pedágios.

Os benefícios estão garantidos até 2021. Até 2025, aprovou o parlamento local, todos os carros novos deverão ser elétricos.

A China também tem visto aumento nas vendas dos carros elétricos, que cresceram 61% no ano passado.

Época Negócios Online - 04/04/19

Veja também