Notícias

Nobel de Economia vai para estudiosos da relação entre clima, inovação e crescimento

11 de Outubro de 2018

Notícias

A Academia Real das Ciências da Suécia premiou nesta segunda-feira (08/10) William D. Nordhaus e Paul M. Romer com o Nobel de Economia. Os dois americanos foram pioneiros ao adaptar a teoria econômica para dimensionar melhor as questões ambientais e o progresso tecnológico.

Ao conceder um prêmio que destacou o debate global dos riscos associados à mudança climática, a Academia Real Sueca de Ciências disse que o trabalho dos laureados ajudou o responder perguntas fundamentais sobre como promover o crescimento sustentável de longo prazo e enfatizar o bem-estar humano.

Nordhaus, professor da Universidade Yale e um dos acadêmicos mais respeitados em seu campo, foi premiado por seus estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas na economia. Já Romer, docente da Universidade de Nova York e ex-economista-chefe do Banco Mundial, pesquisou os impactos dos estudos sobre inovação tecnológica na análise macroeconômica.

Inovação

Sobre o prêmio concedido a Paul Romer, a Academia afirma que seus trabalhos "demonstram como o conhecimento pode impulsionar o crescimento econômico de longo prazo. Quando um crescimento econômico anual de alguns pontos porcentuais se acumulam em décadas, transforma a vida das pessoas". As pesquisas macroeconômicas anteriores olhavam para a inovação tecnológica como o principal fator a levar ao crescimento, mas os modelos não consideravam como as decisões econômicas e condições do mercado determinam a criação de novas tecnologias. Romer mostrou como as forças econômicas governam a disposição das empresas para produzir novas ideias e inovações e estabeleceu os fundamentos de um novo modelo para o desenvolvimento, conhecido como teoria do crescimento endógeno.

A teoria de Romer, publicada em 1990, explica como ideias são diferentes de outros ativos, e diz que para que as ideias surjam, é preciso ter condições específicas no mercado. Sua teoria se desdobrou em pesquisas sobre regulações e políticas para encorajar novas ideias e crescimento de longo prazo.

A premiação pegou Romer, da Escola de Administração Stern da Universidade de Nova York, de surpresa. "Recebi duas ligações hoje de manhã, e não respondi nenhuma porque achei que eram telemarketing, então não estava esperando o prêmio", disse ele, comemorando a chance de expandir sua teoria.

Sustentabilidade


Já Nordhaus, da Universidade Yale, foi o primeiro a criar um modelo quantitativo que descreveu a interação entre a economia e o clima. "Suas descobertas ampliaram significativamente o âmbito da análise econômica por meio da construção de modelos que explicam como a economia de mercado interage com a natureza e o conhecimento", disse a Academia, em um comunicado.

O pesquisador começou a trabalhar nesse tema na década de 1970, momento em que crescia a preocupação dos cientistas sobre os combustíveis fósseis. O modelo criado por Nordhaus integra teorias e resultados empíricos com Física, Química e Economia. Atualmente, é amplamente utilizado para simular como a economia e o clima evoluem juntos — para avaliar as consequências de uma mudança na política climática, como impostos sobre emissões de carbono.

Horas antes do anúncio do prêmio, o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática das Nações Unidas (IPCC) alertou para o risco de ondas de calor mais frequentes, enchentes e secas em algumas regiões, além da perda de espécies, sem uma mudança radical na maneira como as sociedades operam.

O anúncio do último Prêmio Nobel de 2018 nesta segunda-feira também ocorreu menos de um mês depois do 10º aniversário da quebra do banco de investimento Lehman Brothers. Seu colapso desencadeou uma crise econômica, da qual muitos avaliam que o sistema financeira mundial ainda se recupera. 

O Nobel da Economia foi entregue pela primeira vez há 50 anos, pelo Banco Central sueco, que financia o prêmio. É a distinção mais prestigiosa que um economista pode receber. Os vencedores ganham um diploma, uma medalha de ouro e 9 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 4 milhões).

Fonte: Portal G1 – 8/10

Veja também