Notícias

NexSteppe fecha parceria para comercializar sorgo biomassa da Embrapa

04 de Abril de 2017

Notícias

A NexSteppe, empresa dedicada ao desenvolvimento pioneiro da nova geração de soluções sustentáveis de sementes para as indústrias de bioprodutos, fechou parceria com a Embrapa para comercializar o híbrido de sorgo biomassa BRS 716, criado para cogeração de energia por meio da queima de biomassa. O produto chega ao mercado no mês de setembro de 2017. Com o acordo firmado, a NexSteppe firma-se no mercado como a empresa com acesso ao maior germoplasma de Sorgo Energia no mundo.

A Embrapa, empresa de inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária brasileira, faz melhoramento genético de sorgo há mais de 40 anos. O BRS 716 foi primeiro híbrido de sorgo biomassa gerado e desenvolvido pela Embrapa para atender o setor de bioenergia no Brasil.

O produto apresenta alto potencial produtivo, superior a 100 toneladas de matéria fresca por hectare para semeio na safra (outubro/novembro). Tem ciclo longo, de 150 a 210 dias, e porte entre cinco e seis metros de altura. É uma solução para o agricultor que trabalha com uma única safra por ano, por problemas de água ou clima. Segundo Maurício Barbosa, diretor de melhoramento genético da NexSteppe, outra vantagem do sorgo biomassa BRS 716 é a boa sanidade, com alta resistência aos principais patógenos da cultura, boa resistência ao acamamento e adaptação ampla a diferentes regiões do Brasil.

“O material pode ser utilizado em usinas termelétricas, como também em indústrias que utilizam caldeiras e geram energia para consumo próprio”, explica Barbosa. “A NexSteppe está posicionada como uma empresa altamente alinhada às estratégias de sustentabilidade do Brasil e o BRS 716 vem suprir essa demanda”, acredita.

O BRS 716 fará parte da linha Sorgo Palo Alto, matéria-prima da NexSteppe também dedicada à produção de biomassa para energia elétrica. O Palo Alto é comercializado desde 2010 e está bem adaptado a regiões de clima tropical seco. Uma de suas vantagens é a de que pode ser utilizado como complemento ao cavaco de madeira e ao bagaço da cana-de-açúcar, ou seja, a indústria pode elaborar um mix de matéria-prima a fim de atender à demanda de biomassa diária de suas caldeiras. Na linha Palo Alto, a NexSteppe disponibiliza híbridos tanto de verão com ciclos entre 110 e 130 dias, quanto de safrinha com ciclos de 90 a 120 dias.

“Acreditamos que matérias primas dedicadas e desenvolvidas especialmente para atender à demanda das indústrias desempenharão um papel fundamental na viabilização do desenvolvimento destas no mercado. O Sorgo Palo Alto e o híbrido de sorgo biomassa BRS 716 são exemplos disso. O portfólio da NexSteppe traz produtos que atendem essa demanda atual do País, fornecendo uma gama de soluções lucrativas e sustentáveis ao mercado de energia em transformação”, finaliza Barbosa.

(Fonte: NexSteppe – 04/04)

 

Veja também