Notícias

Negociações envolvendo etanol hidratado seguem aquecidas

12 de Fevereiro de 2019

Notícias

Entre 4 e 8 de fevereiro, o volume de etanol hidratado negociado no mercado paulista foi o maior desde 2002, de acordo com pesquisas do Cepea. A quantidade adquirida pelas distribuidoras quase dobrou (+96%) em relação à da semana anterior.

Segundo o Cepea, esta é terceira semana consecutiva em que as negociações envolvendo o biocombustível estiveram elevadas no estado de São Paulo. Conforme os pesquisadores, distribuidoras que até então vinham adquirindo volumes mais pontuais ao longo de janeiro – naquele período, o preço estava em queda –, intensificaram as compras para reposição de estoques.

Esse fator, combinado com a retração da oferta, resultaram em aumento dos preços, após cinco semanas em queda. De 4 a 8 de fevereiro, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou a R$ 1,5800/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), alta de 3,74% em relação à semana anterior.

No caso do etanol anidro, contudo, o Indicador Cepea/Esalq foi de R$ 1,6976/litro (sem PIS/Cofins) entre 4 e 8 de fevereiro, queda de 2,07% em relação ao anterior. Como a precificação desse combustível está atrelada ao valor do hidratado, que, por sua vez, caiu na semana passada, usinas negociaram o anidro a preços menores de 4 a 8 de fevereiro.

Agência Estado – 12/02/2019

Veja também