Notícias

Índia teve junho mais seco em cinco anos; há temor por colheitas

01 de Julho de 2019

Notícias

A Índia teve seu junho mais seco em cinco anos porque as chuvas de monção foram adiadas, informou o departamento de meteorologia do país na noite de domingo, aumentando os temores de plantações e da economia como um todo.

No geral, as chuvas de monção foram um terço abaixo da média, embora em alguns estados, incluindo o estado de Uttar Pradesh especializado em cana-de-açúcar, elas tenham chegado a 61%, segundo dados do Departamento Meteorológico da Índia (IMD).

Cerca de 55% da terra arável da Índia é irrigada, e a agricultura representa cerca de 15% da terceira maior economia da Ásia, que já está sofrendo uma desaceleração.

Se as chuvas não melhorarem nas próximas duas a três semanas, a Índia poderá enfrentar uma crise que prejudica as colheitas e a demanda rural, disseram analistas. Empresas que vendem de tudo, de tratores a fertilizantes, bens de consumo e agricultores, seriam vulneráveis.

Os agricultores plantaram 14,7 milhões de hectares em 28 de junho, uma queda de quase 10% em relação ao ano anterior, mostraram dados do Ministério da Agricultura.

Fonte: Reuters via Terra.com – 1/7

 

Veja também