Notícias

Índia será 1º país do mundo a ter portos 100% abastecidos com energia verde

07 de Junho de 2017

Notícias

Ainda que a sustentabilidade e as mudanças climáticas sejam assuntos importantes e em pauta há décadas, nem todos os países concordam sobre as medidas a serem tomadas para suavizar o impacto da humanidade no planeta. Enquanto os EUA saem de um dos maiores acordos do ramo depois da decisão tomada por Donald Trump, a Índia vai pelo caminho contrário e mostra o que é possível fazer quando há um foco nas soluções de energia verde.

Em um anúncio feito na semana passada, o governo local explicou que todos os 12 grandes portos do país serão alimentados 100% por fontes de energia renováveis - mais especificamente instalações eólicas e solares. A ideia é que, até 2019, o sistema consiga gerar cerca de 200 megawatts de energia para as docas, com esse número podendo saltar para até 500 megawatts nos anos seguintes.

Desse montante a expectativa é que 75% de toda a alimentação seja feita por painéis solares, enquanto o restante deve se originar em um parque eólico instalado na costa do país. "Esses projetos de energia renovável vai ajudar na redução da emissão de carbono e levar a melhorias ambientais em torno dos portos", analisou o governo indiano ao comentar o assunto.

O fato de os portos da região serem financeiramente autossustentáveis ajuda bastante na implementação dessa empreitada. Isso porque, como já era de se imaginar, o custo das mudanças na infraestrutura litorânea não é nada baixo. Estimativas iniciais sugerem que a brincadeira não deve sair por menos de US$ 77,6 milhões (cerca de R$ 255,8 milhões) aos cofres públicos. A vantagem é que, uma vez que o novo sistema estiver no ar, será possível economizar uma cifra considerável nos gastos feitos junto à rede elétrica convencional.

(Fonte: Tecmundo – 06/06/17)

 

Veja também