Notícias

Índia estuda elevar taxa de importação de açúcar para proteger produtores locais

05 de Julho de 2017

Notícias

A Índia está considerando elevar a taxa de importação sobre o açúcar para proteger seus produtores locais, disse um membro do governo, nesta terça-feira (4). Os preços internacionais do alimento recuaram cerca de 30% em 2017 na comparação anual, em meio a um mercado pressionado pela perspectiva de oferta abundante. A tendência tem levado traders indianos a preferirem o açúcar importado ao produzido internamente.

O imposto maior é necessário "para garantir que as importações mais baratas não façam pressão sobre os preços locais", disse um membro do governo. Nos últimos meses, representantes do setor também vieram a público para sugerir maiores tarifas sobre o açúcar de origem no exterior.

Neste ano, a produção de açúcar na Índia, maior consumidora e segunda maior produtora do mundo (atrás apenas do Brasil), deve saltar cerca de 20% na comparação anual e atingir 25 milhões de toneladas. A safra tende a ser sustentada pelo clima favorável na temporada de chuvas de monções.

Os baixos preços internacionais do açúcar também fizeram a China mudar sua política de importação. Em meados de maio, o governo praticamente dobrou os impostos sobre o alimento. O Ministério do Comércio do país disse que uma investigação apontou que as importações prejudicaram gravemente a indústria local.

Agora, a taxa que incide sobre as compras externas além da cota de 1,95 milhão de toneladas por ano foi elevada de 50% para 95%. Depois de um ano, a taxa vai cair para 90%; em dois anos, para 85%. Entretanto, o imposto sobre o açúcar dentro da cota permanecerá em 15%. A China é a maior importadora mundial de açúcar.

(Fonte: Dow Jones Newswires – 04/07/17)

Veja também