Notícias

MS: 2º Estado no ranking da geração de energia a partir da biomassa

12 de Setembro de 2018

Notícias

O Mato Grosso do Sul é o segundo maior produtor de energia proveniente da queima de biomassa no País. No primeiro semestre deste ano, foram produzidos 415,2 megawatts médios de energia em MS, montante que poderia abastecer, durante 30 dias, 950 mil residências com consumo médio de 250 quilowatts ao mês. O Estado só fica atrás de São Paulo (1.033,9 MW) e está na frente de Minas Gerais (291,8 MW) , Goiás (232,7 MW) e Paraná (154,5 MW). Os dados são de levantamento feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), entidade responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia no País. E o potencial do estado sul-mato-grossense deve ficar ainda maior, já que uma nova usina será construída em Ribas do Rio Pardo, com investimento de R$ 150 milhões e capacidade de geração de 30 MW.

"Assinei semana passada a autorização de incentivos fiscais para esta nova empresa. O objetivo deles é entrar em operação em 2022 ", revelou ao Correio do Estado o titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck. "Além disso, temos sinalização de outros dois projetos: uma usina da Eldorado na cidade de Selvíria, que vai utilizar folha e raízes de eucalipto para fazer energia, com capacidade de 50 MW; e outra usina, já em estágio bem avançado, em Coxim, que pretende gerar 30 MW, mas de maneira gradativa, começando com 10 MW".

Atualmente, segundo o titular da Semagro, o Estado tem 19 usinas de álcool e a maioria delas já utiliza o bagaço da cana-de-açúcar para produzir energia de biomassa. "A maioria percebeu que a energia é um bom negócio. As usinas fazem coleta de parte da palha para queimar, e elas têm um contrato de longo prazo para fornecimento", explica.

Fonte: Correio do Estado - 10/09/2018

Veja também