02 de Março de 2018
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O governo federal elevou para 10% o percentual de mistura de biodiesel no diesel comum vendido ao consumidor. A mudança, aprovada em dezembro do ano passado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), passou a valer na quinta-feira (1º).
Antes, a regra previa percentual de mistura de 8% de biodiesel no diesel. A expectativa inicial, segundo resolução do Ministério de Minas e Energia (MME), era de que a partir deste ano a mistura passasse para 9% e só em março de 2019 fosse elevada para 10%.
Com a adoção do chamado B10, a expectativa é de que a demanda por biodiesel cresça em 1 bilhão de litros neste ano. A estimativa de consumo, segundo o MME, é de 5,3 bilhões de litros em 2018. De acordo com a pasta, a medida contribui para a redução de importações de óleo diesel.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) emitiu nota nesta quinta-feira, indicando que a decisão do CNPE traz benefícios imediatos para o País.
“O Brasil substituirá mais 2% do consumo de diesel mineral por biodiesel, que é mais saudável e renovável, enquanto países europeus ameaçam paralisar a frota de carros a diesel para atingir metas de redução de poluição, por não disporem de maior oferta de biocombustíveis”, diz a nota.
Ainda segundo a associação, outro benefício do biodiesel está relacionado à redução das emissões de gases de efeito estufa em 72%, se comparado ao diesel mineral, e de 20%, em comparação ao material particulado e ao monóxido de carbono.
Na nota, a Abiove indica que a autorização para a vigência do B10 está relacionada a “resultados bem-sucedidos de testes em motores”.
A principal matéria-prima do biodiesel no país é a soja. O ministério informou que a adoção do percentual justamente em março coincide com o início da safra da soja, isto é, um período de abundância de oferta. Segundo a Abiove, a demanda por óleo de soja passará de 2,9 milhões de toneladas para 3,7 milhões em 2018, devido à iniciativa.
Fonte: G1 – 01/03/2018
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