Notícias

Ministro diz que variação do preço do diesel será repassada ao frete

23 de Abril de 2019

Notícias

O Ministério da Infraestrutura informou que, após quatro horas de reunião com integrantes da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e cerca de 20 lideranças dos caminhoneiros, firmou uma “agenda de trabalho a curto prazo”. Entre os principais pontos do acordo está a medida que vai “amortecer” o efeito da variação do preço do diesel para a categoria, por meio do repasse dos eventuais aumentos para a tabela de preços de frete.

Em nota, o ministério listou os compromissos assumidos com as entidades, anunciados pelos representantes logo após o encontro de negociação.

O governo se comprometeu a: estudar a eliminação de multas desnecessárias aos caminhoneiros; transferir o custo do diesel para a tabela do frete; fazer uma fiscalização efetiva da referência de custo do piso mínimo do frete; e celebrar um termo de compromisso com as entidades representantes da categoria para tornar mais efetiva a fiscalização. Neste último ponto, os próprios caminhoneiros se encarregarão de fazer a denúncia de descumprimento da tabela.

Na nota, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que “a construção dessa agenda vai amortecer o efeito do diesel, fará com que o dinheiro sobre na contratação de cada frete e que a referência de preço seja praticada”.

“Estamos com uma agenda sólida, que está sendo construída com base numa conversa e nos pleitos dos caminhoneiros”, acrescentou Freitas.

22/04/2019

Fonte: Valor Econômico

Veja também