Notícias

Minaspetro lidera discussões sobre a qualidade do combustível no Brasil

18 de Abril de 2017

Notícias

A última semana marcou um importante período em que o Minaspetro (Sindicato dos Revendedores de Combustíveis de MG)  se consolidou como um dos principais atores na discussão acerca da qualidade do combustível comercializado em todo o país. Além de promover, de forma pioneira, o 1º Fórum Nacional sobre a Qualidade do Combustível, o Minaspetro teve fundamental participação no “Encontro ANP com o mercado sobre qualidade de produtos”, realizado nos dias 12 e 13 de abril, no Escritório Central da Agência, no Rio de Janeiro.

O evento promovido pelo Sindicato, no dia 11 de abril, teve a presença de importantes nomes do setor, como o diretor da ANP, Aurélio Amaral, o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, o coordenador regional da ANP em MG, Roberto Jonas Saldys, e o promotor do Procon-MG, Amauri Artimos da Mata, entre outros.

A presença dessas personalidades marcou uma iniciativa inédita do Sindicato em discutir, com abrangência nacional, a qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil. Na ocasião, os palestrantes de diversas áreas do segmento explanaram o modelo atual de controle sobre a qualidade dos produtos, os métodos de fiscalização utilizados pelos órgãos, os problemas encontrados nas amostras coletadas no estado, e o papel das revendas durante todo o processo.

O encontro possibilitou a discussão aberta entre os agentes que fazem parte do setor, com o objetivo de alinhar e discutir as responsabilidades entre cada fase da cadeia, desde a produção à comercialização dos produtos aos consumidores.

Evento no Rio

No dia seguinte ao Fórum realizado na sede do Sindicato, o presidente do Minaspetro, Carlos Guimarães Jr., participou de forma ativa do encontro realizado pela ANP no Rio de Janeiro para discussão do mesmo tema. Na ocasião, o líder do Sindicato apresentou aos cerca de 130 agentes econômicos de todo o Brasil, presentes no evento, a luta da Revenda mineira pela isenção de responsabilidades que os postos atualmente têm acerca da qualidade dos combustíveis.

Guimarães citou alguns pontos em que os revendedores são responsabilizados quanto aos produtos, mas não têm ferramentas disponíveis e capacidade técnica para mensurar, como, por exemplo, condutividade elétrica, teor de biodiesel, ponto de fulgor, entre outras características.

O presidente do Minaspetro enfatizou, durante suas apresentações, tanto no evento em Minas, quanto no RJ, que muitos dos vícios de qualidade no combustível são provenientes das próprias companhias distribuidoras, como expôs a pesquisa encomendada pelo Sindicato junto ao Laboratório de Ensaio de Combustíveis da UFMG (LEC), divulgada no início deste ano.

A participação ativa do Minaspetro na discussão sobre a qualidade do combustível expõe a preocupação do Sindicato em apresentar aos outros atores na cadeia as dificuldades enfrentadas pela Revenda em relação ao tema, especialmente pela cobrança dos órgãos, imprensa e sociedade. Ainda que justas, essas exigências sobre a qualidade dos produtos devem ser responsabilidade de todos que compõe o setor, e não apenas dos postos, como acontece atualmente.

(Fonte: Minaspetro – 18/04/17)

Veja também