Notícias

Minas e Energia aprova incentivo para equipamento agrícola com energia renovável

06 de Novembro de 2017

Notícias

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6325/16, do deputado Pedro Uczai (PT-SC), que inclui linhas de créditos para compra de equipamentos rurais que usem energias renováveis entre as prioridades de incentivo da Lei de Política Agrícola (Lei 8.171/91).

Pelo texto, o estímulo à aquisição deve focar, em especial, a agricultura familiar.

Atualmente, a política agrícola incentiva prioritariamente a construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e termoelétricas e aproveitamento de resíduos agrícolas; atividades de eletrificação rural; e programas de florestamento energético, entre outros.

Para a relatora, deputada Ana Perugini (PT-SP), a inscrição desses equipamentos para produzir energia elétrica representa uma garantia a mais para os produtores rurais. "Como tais direitos não estão garantidos na Lei de Política Agrícola é que se dá a importância da proposta", afirmou.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:PL-6325/2016

(Fonte: Agência Câmara - 01/11/17)

Veja também