Notícias

Menos entraves para um Brasil mais produtivo

06 de Maio de 2019

Notícias

O governo federal lançou em Belo Horizonte, nesta sexta-feira, dia 3/05, o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade. O programa, uma iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, em parceria com os governos estaduais e o Sebrae tem como objetivo mapear os entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia local, aumentar a competitividade entre empresas, reduzir a burocracia e, como consequência, gerar empregos.

Durante o lançamento na Cidade Administrativa, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, lembrou que hoje, no país, existem 13 milhões de desempregados que precisam ser inseridos no mercado de trabalho e essa inclusão só poderá ser feita pela iniciativa privada, tendo em vista a crise fiscal. “É somente com esse destravamento que vamos dar o salto que todos os brasileiros precisam que seja dado. É papel do governo facilitar esse trabalho”, ressalta.

O líder industrial diz que os custos ocultos no Brasil correspondem a 16% do custo industrial. Roscoe diz que custo oculto são cobranças que o governo embutiu no custo das empresas que deveriam ser impostos, mas não são. “Isso onera as empresas e tira a competitividade”.

O presidente da FIEMG ressaltou que o governador montou uma comissão especial para estudar, na área tributária, todos os entraves que existem em Minas Gerais. Essa comissão, que tem membros do setor privado, deve trazer 200 simplificações tributárias. “Essas medidas vão facilitar muito o setor empresarial. Espero contar, em breve, também com simplificações do governo federal”, afirma.

O governador de Minas, Romeu Zema, reforçou o agravamento que os custos ocultos acarretam no setor empresarial brasileiro. “Nós só vamos destravar essas amarras através de ações propostas como essas do governo federal. Que o primeiro passo seja esse, mas que essa simplificação perdure. Estamos há décadas complicando a vida de quem trabalha e precisamos reverter esse processo. Fico honrado de estarmos lançando aqui esse projeto tão significante”, diz.

De acordo com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, Minas Gerais é o primeiro estado que o governo federal está lançando a mobilização. Ele ressalta que estamos vivendo uma anormalidade no Brasil. “São 13 milhões de desempregados no país e temos a produtividade média de 23% de um trabalhador americano. Chegamos ao limite e precisamos ter pressa para definirmos as prioridades”.

Costa anunciou o lançamento do webaplicativo Mobiliza Brasil, onde os empreendedores vão poder indicar os principais obstáculos, que serão ranqueados de forma inteligente para construção, direcionamento e apresentação das políticas públicas necessárias à solução das questões no estado e no país.

“Precisamos do apoio de todos para desacorretarmos a energia brasileira e entrar no caminho da prosperidade”, argumenta o secretário.

Também participaram do evento o secretário do Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Caio Megale; o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Manoel Vitor; o deputado federal Ercílio Coelho Diniz; o deputado estadual Antonio Carlos Arantes; o deputado estadual Bruno Engler; o presidente da FAEMG e do Sebrae Minas, Roberto Simões; além de empresários e representantes do setor.

Na sequência, Flávio Roscoe e o secretário do Ministério da Economia, Carlos da Costa, visitaram as instalações da fábrica da FIAT, em Betim.

FIEMG – 03/05/19

Veja também