Notícias

Melhora do clima eleva ritmo na moagem de cana no Norte-Nordeste

14 de Dezembro de 2017

Notícias

Após sofrer com o atraso das chuvas, aos poucos, as usinas de cana-de-açúcar do Norte-Nordeste retomam o ritmo de moagem, especialmente nos estados de Alagoas e Pernambuco. Durante a primeira quinzena de novembro foram processadas 4,427 milhões de toneladas de cana na região, volume 5,3% acima do esmagado em igual quinzena de 2016, totalizando 22,316 milhões de toneladas no acumulado da safra.

De acordo com a DATAGRO Consultoria, boa parte da indústria de Pernambuco e Alagoas decidiu postergar o início das atividades em virtude do clima ainda chuvoso no começo de setembro. Ao mesmo tempo, diante da melhora nas condições do clima, as usinas enxergam a oportunidade de permitir que os canaviais recuperem o desenvolvimento prejudicado pela falta de chuva no início de 2017.

Apesar do atraso, espera-se em contrapartida que a atual safra termine mais tarde, diferentemente das duas últimas temporadas, quando as operações de moagem foram encerradas com quase um mês e meio de antecedência. Ainda assim, as usinas da Paraíba e da zona da mata norte de Pernambuco deverão encerrar as atividades até fevereiro.

Em função dos preços mais atrativos para o etanol, o mix para o açúcar atingiu 39,54% até a primeira metade de novembro, 8,35 pontos percentuais abaixo do mix observado há um ano.

Fonte: Datagro – 13/12/17

Veja também