Notícias

Maurilio Biagi Filho encerra Série Especial do TV BrasilAgro

07 de Janeiro de 2019

Notícias

O empresário Maurilio Biagi Filho é o quarto e último entrevistado da Série Especial “2018 e Perspectivas para 2019” do TV Brasilagro. Presidente de Honra da Agrishow, precursor e árduo defensor do Proálcool, ele teve participação decisiva para a criação e manutenção dos programas brasileiros de etanol e biodiesel, bem como das energias limpas e renováveis.

Em 1999, foi o idealizador do movimento “Grito pelo Emprego e pela Produção”, que alavancou o maior ciclo de crescimento do setor canavieiro em toda a sua história. Em 2003, durante evento internacional de lançamento do biodiesel em Ribeirão Preto, teve participação decisiva que resultou na inclusão deste combustível no Programa Nacional dos Biocombustíveis.

Considerado um líder a frente do seu tempo, Maurilio Biagi convenceu, também em 2003, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a reduzir o valor da alíquota do ICMS do etanol hidratado acabando com a sonegação e provocando o aumento na arrecadação estadual. Segundo o consultor e ex-presidente da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, Luiz Carlos Correa Carvalho, a medida seguida por outros governadores, viabilizou o etanol na matriz energética brasileira.

Crítico feroz da omissão, falta de criatividade e competência dos produtores e gestores das políticas públicas das energias limpas e renováveis, ele não aceitou convite feito pelo ex-presidente Lula para concorrer a vice-governador do governo do Estado de São Paulo na chapa do ex-ministro Alexandre Padilha em 2014, provocando a primeira ruptura pública do empresariado com o PT. Começava aí a derrocada do partido que culminou com o impeachment da então presidente Dilma Rousseff e o surgimento da Lava Jato, que levou à prisão por corrupção as principais lideranças do PT e dos partidos que formavam a sua base de apoio no governo.

A entrevista pode ser assistida, na íntegra, na Web TV do www.brasilagro.com.br

Brasil Agro - 04/01/2019

Veja também