Notícias

Maior evento sobre mecanização canavieira começa amanhã em Ribeirão Preto/SP

28 de Março de 2017

Notícias

Lei do enlonamento, agricultura de precisão, plantio mecanizado, impactos decorrentes do mau gerenciamento dos pneus agrícolas, colheita de cana com alta produtividade e novos métodos de manutenção de colhedoras serão apenas alguns dos assuntos debatidos amanhã ((29) e quinta-feira (30), o município paulista de Ribeirão Preto será sede do 19º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, considerado o maior evento sobre mecanização canavieiro do mundo. O seminário, a ser realizado no Centro de Eventos Taiwan, abordará temas atuais e polêmicos de uma área essencial para a agroindústria canavieira.

Na plateia, são esperadas mais de 700 pessoas, entre produtores e representantes de usinas, vindas de todas as regiões canavieiras do Brasil, além de países da América Latina, como Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru. Já no palco, serão cerca de 20 profissionais, que incluem pesquisadores, consultores, fornecedores e gestores de grandes grupos canavieiros, expondo suas experiências, técnicas e soluções para elevar a produtividade e eficiência das operações mecanizáveis.

“O seminário se tornou um dos fóruns mais respeitados em mecanização e produção de cana-de-açúcar do mundo”, relata Dib Nunes Jr., diretor do Grupo IDEA e idealizador do evento. Segundo ele, este ano, serão discutidos todos os principais temas relacionados à mecanização dos canaviais, como colheita, plantio, manutenção, logística, meio ambiente, pneus, gestão de custos e recolhimento da palha. “Nosso principal intuito é atualizar os conhecimentos, dar acesso a novas tecnologias e promover discussão de temas polêmicos e de grande interesse para o setor sucroenergético.”

Paralelamente ao seminário, ocorrerá, ainda, a 7ª Mostra de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, local onde os participantes poderão conferir, de perto, os últimos lançamentos em máquinas e implementos de grandes fabricantes nacionais e internacionais, como DMB, Case IH, Civemasa, Liebherr, Valtra e Teston.

Outro grande destaque do evento é a entrega do Prêmio Usinas Campeãs de Produtividade no Centro-Sul, premiação promovida pelo Grupo IDEA em parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Cerca de 200 unidades produtoras participam, todos os anos, do levantamento que respalda a premiação.

Segundo o gerente comercial do CTC, Luiz Antônio Dias Paes, a participação das usinas no Prêmio tem representatividade muito alta. “As unidades que participaram do levantamento correspondem a um banco de dados consistente, pois equivalem a 70% da cana do Centro-Sul. Dados que têm utilidade muito grande, pois servem de benchmarking para as usinas e é ferramenta importante também para as áreas comerciais que ajudam nas projeções de safra.”

Em 2016, agrande campeã nacional em produtividade agrícola foi a Usina Coruripe, Filial Iturama (MG), que conquistou um índice IDEA de 235,57. O TCH registrado foi de 114 ton/ha, o ATR de 128,5 kg e a idade média do canavial foi de 3,6 cortes.

Confira abaixo alguns dos principais temas a serem debatidos durante o 19º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar.

19° Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar

Data: 29 e 30 de março de 2017

Local: Centro de Eventos Taiwan - Ribeirão Preto/SP

Contato: 16 3211-4770

E-mail: eventos@ideiaonline.com.br

Inscrições: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/19-seminario-sobre-mecanizacao-e-producao-de-cana-de-acucar

(Fonte: CanaOnline – 28/03)

Veja também