Notícias

Logística é preocupação da Plural no Renovabio

07 de Novembro de 2019

Notícias

O Portal SIAMIG conversou com o diretor de Abastecimento e Regulamentação da Plural (entidade que congrega as distribuidoras de combustíveis do país), Leandro de Barros Silva, que se mostrou otimista em relação ao RenovaBio, durante a Conferência Internacional da Datagro, realizada em São Paulo, nos dias 28 e 29 de outubro.

Portal SIAMIG - Quais as expectativas das distribuidoras em relação ao Renovabio?

Leandro de Barros – São muito boas, inclusive vários investimentos já vêm sendo feitos, com a formação de consórcios da iniciativa privada para participar dos processos de licitação e concessões do poder púbico, no sentido de ampliar a infraestrutura de distribuição de combustíveis no país. Estamos investindo em trechos de ferrovias, dutos, rodovias, portos. Recentemente, ocorreu um leilão com mais de seis áreas de portos arrematadas por distribuidoras com investimento de mais de R$ 1 bilhão.

Portal SIAMIG - Isso é para atender o Renovabio?

Leandro de Barros – Os números do Renovabio levam ao aumento da comercialização de etanol dos atuais 34 bilhões de litros para 50 bilhões, então, vamos precisar de uma infraestrutura completamente diferente. Precisamos ter um plano de investimento para atrair empresas e ampliar a infraestrutura em todas as áreas como ferrovias, dutos, portos, em todos os modais de distribuição.

Portal SIAMIG - No caso da ferrovia os investimentos vão se deslanchar também?

Leandro de Barros - Acredito que sim, os dutos já começaram, os trechos da ferrovia Norte - Sul já estão acontecendo.

Portal SIAMIG – E quanto ao mercado de CBIOs (Crédito de Descarbonização)?

Leandro de Barros – Estamos aguardando as regulamentações nesta parte, que ainda não foram concluídas, para entender como vai ser a dinâmica desse processo.

Portal SIAMIG - O que o senhor poderia me falar da Regap Minas dentro do processo de privatização do governo?

Leandro de Barros - A Regap é uma das refinarias que vai ser privatizada, os investimentos atuais são para melhoria da infraestrutura logística ao seu redor e um dos pontos é o duto, para que o produto entra e saia através de nova infraestrutura de logística.

Fonte: Gerencia de Comunicação SIAMIG – 07/11/19

Veja também