Notícias

Lideranças reforçam importância do RenovaBio

07 de Novembro de 2017

Notícias

Lideranças do agronegócio brasileiro, entre autoridades e dirigentes, comentaram, durante a abertura da 17ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, nesta segunda-feira (06), em São Paulo (SP), a importância da implantação do RenovaBio para expansão da produção de biocombustíveis no País, com foco no abastecimento doméstico, geração de excedentes para exportação e redução das emissões de gases de efeito estufa na matriz de transportes.

Segundo André Rocha, presidente do Fórum Nacional do Setor Sucroenergético, o Renovabio precisa ser alçado ao "status" de política de Estado, para que o Brasil possa avançar em sua trajetória de liderança no cenário mundial de biocombustíveis.

Na avaliação de Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura de São Paulo (SP), o Renovabio é uma política pública que reconhecerá as externalidades ambientais dos biocombustíveis. O secretário enfatizou que de olho nas eleições de 2018, o setor sucroenergético precisa começar a mostrar, já desde agora, aos presidenciáveis a importância do segmento para o País.

De acordo com Reinaldo Azambuja, governador do Mato Grosso do Sul, o segmento de biocombustíveis, impulsionado pelo Renovabio, será ainda mais fundamental para geração de renda e desenvolvimento socioeconômico, especialmente no interior do País.

Para João Genésio, diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), os biocombustíveis são solução tanto para os desafios energéticos, relacionados a abastecimento, quanto ambientais, no tocante à redução de emissões.

RenovaBio será farol para produção de biocombustíveis 

O Renovabio será um farol para produção de biocombustíveis no País. Foi o que destacou o presidente da Datagro Consultoria, Plínio Nastari, durante a abertura da 17ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, nesta segunda-feira (06), em São Paulo (SP)

Segundo Nastari, o Renovabio não se trata de subsídios, nem de imposto sobre combustíveis fósseis. "O Renovabio é uma política pública de indução de eficiência energética e de reconhecimento da capacidade de promover descarbonização."

De acordo com Nastari, ao criar um cenário propício ao estímulo à produção de biocombustíveis, o Renovabio terá papel central tanto em relação ao abastecimento de combustíveis do País, bem como em relação às metas climáticas que o Brasil tem que cumprir sob o guarda-chuva do Acordo de Paris.

(Fonte: Datagro - 06/11/17)

Veja também