Notícias

Álcool vai direto para os postos

01 de Junho de 2018

Notícias

O governador Fernando Pimentel (PT) autorizou, ontem, que as usinas produtoras de etanol abasteçam diretamente os postos de combustível no Estado. A medida vale até dia 15 de junho e é tratada pelo governo como uma das principais maneiras de agilizar a saída da crise de abastecimento por conta da greve.

Em conversa com O TEMPO, o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, afirmou que a medida deve solucionar parte dos problemas que afligem o Estado hoje. “Cerca de 70% da frota mineira é formada por veículos flex, então é uma medida que vai ajudar a população e agilizar o processo”, afirmou Campos. Antes, as usinas precisavam transportar o álcool etanol para as distribuidoras na Refinaria Gabriel Passos (Regap) e só depois o combustível era encaminhado aos postos.

“O que ocorre é uma flexibilização no abastecimento. Antes havia o que a gente chama de ‘passeio de etanol’. O combustível saía da usina no interior, ia para a distribuidora na Região Metropolitana de Belo Horizonte e só depois voltava para o interior, muita burocracia”, contou Campos.

Na terça-feira, ele defendeu essa medida durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas. A pauta se tornou requerimento ao governo após ação do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB).

O presidente da Siamig também afirma que a situação das usinas de etanol já tem começado a se normalizar. “Melhorou muito nesta quarta-feira, já recebemos os insumos e o diesel. A produção do etanol está ocorrendo de forma normal”, disse.

Fonte: O Tempo – 31/05/2018

Veja também