Notícias

Insectshow: nematóides podem reduzir em até 50% a produtividade dos canaviais

03 de Julho de 2018

Notícias

“Independentemente de onde se planta cana-de-açúcar no Brasil, haverá nematoides no solo”. Essa afirmação vem de especialistas no tema, como a pesquisadora Leila Luci Dinardo Miranda, do Instituto Agronômico(IAC). Essa praga já tomou proporções alarmantes, estando presente em mais de 70% dos canaviais. E, em regiões onde predominam solos arenosos, esse número pode ser superior a 90%.

Embora sejam recorrentes desde os primórdios da agricultura mundial, os nematoides ainda são extremamente negligenciados pela maioria dos produtores rurais. Isso ocorre porque o nematoide é invisível. E as ações para o seu controle só acontecem quando o canavial já está tomado pela praga, quando o correto é adotar técnicas de manejo que não favoreçam os nematoides, que, cedo ou tarde, irão surgir.

Quatro espécies de nematoides atacam a cana-de-açúcar, são os das galhas (Meloidogyneincognita e M. javanica) e os das lesões radiculares (Pratylenchuszeae e P. bracyurus). E, diferente do que muitos pensam, a espécie Pratylenchusbrachyurus é mais danosa do que a zeae, devido ao fato de que apenas 10 brachyurus causam o mesmo dano de 10 mil zeae.

Ao parasitarem o sistema radicular, bulbos e tubérculos, os nematoides podem causar grandes danos ao sistema radicular da planta, que se torna deficiente e pouco produtiva. Em casos de variedades muito suscetíveis e níveis populacionais muito altos, as perdas podem chegar a até 50% da produtividade.

Estimativas apontam que o Brasil perde, anualmente, 15% de sua produção por causa dos nematoides. Mas esses números podem ser bem maiores, já que muitos contabilizam apenas as perdas mais severas, sendo que mesmo baixas infestações podem atrapalhar o desenvolvimento pleno de uma área.

Procedimentos, métodos e produtos que podem proporcionar resultados altamente positivos no controle de nematoides serão destaques no 14º Insectshow - Seminário sobre o Controle de Pragas da Cana, que acontece nos dias 4 e 5 de julho, em Ribeirão Preto, SP. O evento é uma realização do Grupo IDEA.

Sobre o tema, faz parte da programação do 14º Insectshow, a palestra -Nematicidas FMC: soluções que contribuem no seu sucesso para aumento de produtividade – que será ministrada pela pesquisadora Leila Luci Dinardo Miranda (IAC) e Vinicius Batista, gerente regional de marketing para a cultura da cana e florestas da FMC AgriculturalSolutions.

Serviço

14º Insectshow - Seminário sobre o Controle de Pragas da Cana

Data: 4 a 5 de julho de 2018

Local: Centro de Eventos do Ribeirão Shopping - Ribeirão Preto/SP

Mais informações: (16) 3211 4770

E-mail: eventos@ideaonline.com.br

www.ideaonline.com.br

Fonte: CanaOnline – 02/07/2018

 

Veja também