Notícias

Inovar ou morrer: o mundo convida para uma nova era de produção e gestão

30 de Agosto de 2018

Notícias

As inovações se frutificam em startups que estão revolucionando a tomada de decisão em toda a cadeia produtiva.

A sustentabilidade econômica do setor sucroenergético não passa somente pela urgência na recuperação produtiva dos canaviais e maior eficiência industrial, mas sim, pela mudança na forma de pensar a gestão. As inovações se frutificam em startups que estão revolucionando a tomada de decisão em toda a cadeia produtiva, reduzindo custos e conciliando sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Para muitas empresas da cadeia produtiva, os últimos anos ou até mesmo a última década tem sido dedicada em como administrar o crescente endividamento e, sem tempo e recursos para pensarem em estratégias operacionais diferenciadas, viram suas margens serem achatadas.

Na direção inversa, empresas focadas em estratégias, com controles que permitem entender e repensar decisões do passado, além de agir no presente de olho no futuro, buscam soluções nas inovações tecnológicas que são crescentemente disponibilizadas por empresas altamente engenhosas e inovadoras. Inovações que estão sendo disponibilizadas a baixos custos e com potencial de produzir muito resultado, apenas testando esses novos modelos de produzir e de gerar análises preditivas e de alto valor na redução de riscos e custos operacionais.

No setor, empresas como Raízen, através da PULSE (hub de inovação), São Martinho, COPLACANA e outros grupos, estão vendo essas oportunidades como uma necessidade para a sustentabilidade e que produz grande retorno para quem acredita nelas.

Empresas, em toda a cadeia produtiva, que estão investindo em inovação provam que acreditam no setor e saem na frente para colher os melhores resultados.

Nessa linha, a indústria de base precisa pensar como uma startup, testando novos modelos que tragam ganhos a seus clientes, mas também modelos que possibilitem ganhos em produtividade e redução de custos dentro de casa.

As principais inovações que estão impactando e impactarão a próxima década, são biológicas, digitais e físicas e são: banco de dados interligados (Big Data), inteligência artificial, veículos não tripulados, nano ship, drones, impressora 3D, biotecnologia, controle biológico, realidade virtual e mais coisas que fazem parte da 4ª. revolução industrial.

Fonte: CanaOnline – 29/08/2018

Veja também