Notícias

Importações de açúcar da China fecham 2016 no menor nível em 5 anos

24 de Janeiro de 2017

Notícias

A China importou 220 mil toneladas de açúcar em dezembro, queda de 56,7% ante o mesmo mês no ano anterior, mostraram dados alfandegários divulgados ontem (23), após disparada nos preços globais em outubro pressionar as compras do exterior.

No total do ano, as importações da China, maior comprador global, caíram 36,8%, para 3,06 milhões de toneladas, o menor nível desde 2011, quando as importações foram de menos de 3 milhões de toneladas.

A China comprou volumes recordes de açúcar no exterior em 2015, mas as importações recuaram no ano passado após a alta dos preços, puxada por menor oferta global.


Pequim tem vendido estoques estatais no mercado doméstico, com vendas de cerca de 400 mil toneladas ao final de 2016, e com mais 250 mil toneladas sendo colocadas para licitação ontem.

                                 .A China vendeu 243,3 mil toneladas de açúcar de suas reservas nacionais no mercado interno nesta semana. O leilão foi realizado na segunda-feira, 23, informou o Centro Gestor de Reservas de Mercadorias do País, em comunicado.

A venda das reservas vai ajudar a cobrir um déficit de oferta no mercado interno chinês. O país tem sido cada vez mais dependente de importações por causa da queda da produção interna e o aumento do consumo. 

O Ministério de Agricultura do país estima que a China vai produzir apenas 9,9 milhões de toneladas de açúcar no ano comercial que termina em setembro de 2017, enquanto o consumo deve ser de cerca de 15 milhões de toneladas.

(Fonte: Reuters e Dow Jones Newswires – 23/01 e 24/01)

Veja também