Notícias

Importação de etanol bate recorde em fevereiro

15 de Março de 2017

Notícias

As importações de etanol do Brasil bateram recorde no mês de fevereiro, segundo informações do governo brasileiro. No total foram adquiridas 259,097 milhões de litros, contra 215,595 milhões de litros em janeiro de 2017, e 40,675 milhões de litros em fevereiro do ano passado, causando uma distorção no mercado deste combustível, pois prejudicou as vendas dos produtores nacionais e náo beneficiou o consumidor com a queda do preço nas bombas.

Diante disso, foi realizada uma reunião hoje (15) entre os produtores do setor sucroenergético, com a entrega de uma carta ao ministro Blairo Maggi, pedindo uma solução para o problema. O ministro se comprometeu a dar prossegimento ao pleito junto à Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), para elaboração de um embasamento técnico de retorno da tarifa de importação do produto de 20%.

De acordo com o vice-presidente do Forum Nacional Sucroenergético (FNS), Renato Cunha, que congrega todas as entidades representativas dos produtores do setor sucroenergético do país, estão ocorrendo importações desnecessárias que ameaçam a indústria nacional, a geração de empregos e renda, sem também beneficiar o consumidor. Algumas distribuidoras estão lançando mão de importações através de artifícios de arbitragem financeira, burlando as regras do sistema de comercialização de etanol do país.

"A volta da tarifa vai colaborar para que não haja importações desnecessárias de etanol por parte de distribuidoras que se autoabastecem e deixam de comprar o produto no país", afirma Cunha, que também é presidente do Sindicato de Produtores de Pernambuco. Devido a isso,  afirma, têm usinas que estão passando meses sem vender etanol para a distribuidora, que repassam o produto para os postos. 

Na audiência com o ministro da Agricultura, estavam presentes 19 parlamentares, representantes de 13 estados e três entidades de produtores. Hoje as importações de etanol têm tarifa zero, e entram no país principalmente dos EUA, que produzem o combustível do milho, diferente do Brasil que é da cana de açúcar.

De acordo com informações da Datagro Consultoria, em fevereiro, as aquisições do biocombustível chegaram a 205,734 milhões de litros, valor que representa aumento de 28,34% na comparação com janeiro/17.

Para explicar a diferença nos números com os dados do governo, a consultoria diz que os dados divulgados por ela representam a data real do desembarque do etanol nos portos, e não a data da realização do despacho/registro da importação junto às autoridades aduaneiras.

Para março, a Datagro estima que as importações de etanol continuem aquecidas, com a descarga de 204,786 milhões de litros do produto já programada para este mês.

No acumulado do ano, de janeiro a março (já contabilizando o volume para este mês), as importações de etanol somaram 570,829, alta de 315,14% sobre o mesmo período do ano passado.

(Fonte: SIAMIG / Datagro – 15/03)

 

Veja também