Notícias

Geraldo Alckmin entrega os cinco primeiros pacotes de "pré-brotado IAC" a produtores rurais

03 de Maio de 2017

Notícias

Os cinco primeiros pacotes de "pré-brotado IAC" foram entregues a produtores rurais participantes do projeto +Cana, uma iniciativa do Programa Cana da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto Agronômico (IAC), em parceria com a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana) e com a Cooperativa Agroindustrial (Coplana).

 A entrega foi feita pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim no estande da Secretaria na Agrishow 2017, em Ribeirão Preto, interior paulista.

A proposta é compartilhar a produção: o IAC faz a etapa de brotação da muda, considerada a mais crítica, oferecendo o material pré-brotado ao agricultor, que fará a aclimatação 1 e 2, dentro da propriedade, e finalizará o sistema de mudas pré-brotadas (MPB). "A ideia surgiu a partir do modelo de produção integrada já consolidado na avicultura, em que empresas do setor entregam os chamados 'pintinhos de um dia' a avicultores que ficam responsáveis pela engorda.

Estamos fazendo algo parecido na cana: o IAC entrega a produtores as gemas pré-brotadas e os produtores terminam o processo de produção dessas mudas", explicou Mauro Alexandre Xavier, pesquisador do IAC.

Durante evento para entrega dos pré-brotados IAC, Arnaldo Jardim explicou a Geraldo Alckmin as vantagens no uso das MPBs na propriedade. "No plantio convencional se utiliza de 18 a 20 toneladas de cana para o plantio de um hectare. Esse consumo cai para de 1,8 a 2 toneladas de MPB para o plantio da mesma área", disse.

Na abertura da Feira, Arnaldo Jardim destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Agronômico com cana-de-açúcar e anunciou os lançamentos para este ano de novas variedades com perfil nacional e adaptadas para o cultivo no Cerrado, ambiente com restrições hídricas.

O governador destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Estado para o setor agropecuário e para a pesquisa.

(Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – 03/05/17)

Veja também