20 de Setembro de 2019
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A Ford está, oficialmente, na era dos elétricos. A montadora aproveitou o Salão do Automóvel de Frankfurt para revelar três novos carros híbridos “plug-ins”, o Kuga PHEV (nosso futuro Escape), o Explorer PHEV, a van Tourneo Custom Plug-In Hybrid, além de dois novos híbridos, o Puma EcoBoost Hybrid e o Mondeo Hybrid.
Os lançamentos são parte da estratégia da montadora, que espera ter, até 2022, mais da metade de suas vendas no continente europeu formada por carros elétricos – puros ou híbridos. A montadora também prometeu que, a partir de agora, todos os novos modelos lançados terão, pelo menos, uma opção de eletrificação. O plano da companhia americana é lançar 17 veículos elétricos até 2024.
A nova geração do Kuga – também chamado de Escape em outros mercados – já nasceu eletrificada. A versão híbrida PHEV combina um motor 2.5 a gasolina e outro elétrico que é alimentado por uma bateria de 14,4 kWh. Sua autonomia elétrica é de interessantes 50 km e a recarga completa da bateria leva só três horas e meia. O Escape está cotado para chegar no Brasil em 2020 e a versão “plug-in” também está nos planos.
O Explorer híbrido tem um motor elétrico com bateria de 13,1 KWh e um respeitável EcoBoost V6 de três litros, totalizando 450 cavalos de potência. A autonomia é de aproximadamente 40 quilômetros usando apenas a bateria.
O motor da van de oito lugares faz 500 quilômetros, enquanto a bateria de lítio de 13,6 kWh oferece autonomia para percorrer 50 km.
O crossover Puma EcoBoost Hybrid, de 155 cv, tem um motor 1.0 de três cilindros e uma bateria auxiliar de 11,5 kWh. O Puma é a opção mais moderna ao veterano EcoSport.
O Mondeo híbrido combina um motor 2.0 a combustão a outro elétrico alimentado por uma bateria de 1,4 kWh. A Ford deve manter o Mondeo apenas na Europa. Nos EUA e em outros países, como o Brasil, a montadora vai tirar os carros de linha e focar toda a produção em utilitários esportivos e picapes.
Fonte: Valor Econômico – 20/9
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