Notícias

Fontes renováveis de energia estão crescendo mais rápido que combustíveis fósseis

10 de Outubro de 2017

Notícias

Segundo um novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), fontes renováveis de energia — incluindo solar, eólica e hidrelétrica — tiveram um ritmo de crescimento maior que gás e carvão. Foram quase 165 gigawatts de adições líquidas em 2016, contra 86 GW dos combustíveis fósseis.

O destaque fica para a energia solar, que teve o maior crescimento de todas as modalidades, com adição líquida de 74 GW no ano passado. O relatório diz que isso se deve ao barateamento da tecnologia, e ao suporte de políticas governamentais.

Grande parte dessa ajuda vem da China, responsável por 40% do crescimento global do setor renovável; metade dos novos painéis fotovoltaicos no mundo foram instalados lá.

Os chineses colocaram para funcionar em maio a maior usina solar flutuante do mundo, que gera 40 MW. É uma aposta que faz sentido: Pequim tem um nível de poluição do ar 20 vezes maior que o recomendado pela OMS. A China gera hoje 77 gigawatts de energia solar, e quer complementar isso com 110 GW até 2020, investindo US$ 360 bilhões no setor. Não é pouca coisa!

A IEA acredita que, até 2022, o setor renovável pode crescer 43% no mundo todo, acumulando 920 GW. Nestes cinco anos, a potência de energia solar da Índia tende a dobrar e passar toda a capacidade da União Europeia.

A energia solar (representada pela cor azul médio) começou tímida, mas seu crescimento já está perto de desbancar a energia eólica.

Deste lado do mundo, nem tudo são flores: os Estados Unidos continuam em segundo lugar na lista dos países em que a energia renovável mais cresce, mas as exportações de carvão aumentaram 60% no país. Políticas recentes do país de movimentar essa indústria podem colocar a posição dos EUA no ranking em risco, segundo o relatório.

No Brasil, a concentração de energia solar ainda é pequena. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os painéis solares do país geram 28 MW, o que representa apenas 0,02% da nossa matriz energética.

Fonte: Tecnoblog – 08/10/17

Veja também