Notícias

Fipe: relação etanol/gasolina cai a 67,68% em SP e continua mais vantajosa em MG pela sétima semana seguida

19 de Outubro de 2017

Notícias

A relação entre os preços do etanol e os da gasolina na capital paulista desacelerou entre a primeira e a segunda semana deste mês, passando de 68,29% para 67,68%, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado está bem abaixo do nível de 72,06% apresentado na segunda semana de outubro de 2016.

Pela sétima semana consecutiva os valores médios do etanol hidratado permaneceram competitivos sobre os da gasolina também em Minas Gerais, onde o etanol custa em média, 67,62% do preço da gasolina.

Segundo a convenção, o uso do etanol deixa de ser vantajoso quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol é de 70% do poder do combustível fóssil. Vale lembrar que isso é apenas uma convenção de mercado e todos motoristas devem fazer a conta no próprio carro para verificar a relação correta específica para o seu veículo e sua maneira de dirigir.

Segundo o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, André Chagas, a nova política de preços da Petrobras para combustíveis tem feito com que a relação entre os preços fique favorável ao abastecimento do veículo com etanol.

Além disso, ainda há reflexos da boa safra de cana-de-açúcar. "É o céu de brigadeiro para quem prefere abastecer com etanol", diz.

No IPC, que mede a taxa de inflação na cidade de São Paulo, tanto a gasolina (2,68% para 1,69%) quanto o etanol (de 1,67% para 0,99%) diminuíram o ritmo de alta entre a primeira e a segunda quadrissemana de outubro - últimos 30 dias terminados no domingo, 15.

Com isso, o grupo Transportes passou de variação positiva de 0,67% para 0,46%. O IPC-Fipe, por sua vez, acelerou a 0,16%, após 0,10%, influenciando principalmente pelo grupo Alimentação. Este conjunto de preços saiu de um recuo de 0,30% para alta de 0,30% na segunda leitura do mês.

(Fonte: Agência Estado – 18/10/17)

Veja também