Notícias

Fiat voltará a ter motor apenas a etanol, mas será turbo

27 de Maio de 2019

Notícias

Enquanto alguns fabricantes estão investindo em carros híbridos e elétricos no Brasil, a Fiat Chrysler terá uma solução ecologicamente correta alternativa. Além dos motores GSE Turbo flex 1.0 e 1.3, o grupo terá em modelos Fiat e Jeep um inédito motor turbo movido apenas a etanol.

Uma boa parcela dos donos de carros flex anda quase que exclusivamente com etanol, o que torna o novo motor bastante viável no mercado. Anunciado discretamente pela marca durante a apresentação de seus investimentos futuros de R$ 8,5 bilhões na fábrica de Betim (MG), o motor E4 será derivado do 1.3 GSE turbo flex (T4).

Etanol que bebe igual gasolina

Esse novo propulsor será também turbo, quatro cilindros e 1.3, a diferença é que consumirá apenas etanol. Segundo a Fiat, a ideia é “reduzir o gap de consumo do etanol em relação à gasolina, que é de 30% atualmente”. Bebendo apenas um combustível, a otimização do motor é maior.

É esperado que o novo motor turbo da FCA movido apenas a etanol seja mais econômico que o GSE turbo flex com etanol e se equipare aos seus números de consumo com gasolina. O motor poderá ter o acerto de 150 cv ou 180 cv já anunciados para o T4 flex e deve ser usado em Toro, Compass e Renegade.

icarros - 27/05/2019

Veja também