Notícias

(Fenasucro) Potencial energético do setor da cana-de-açúcar é destaque no evento

22 de Agosto de 2019

Notícias

O interior do estado de São Paulo possui um potencial de energia renovável que é considerado um "pré-sal caipira", disse Ricardo Cantarini, assistente executivo da Subsecretaria de Petróleo e Gás da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, durante o IX Seminário de Bioeletricidade, realizado nesta quarta-feira (21), segundo dia da 27ª FENASUCRO, que acontece até sexta-feira (23) em Sertãozinho (SP).

Cantarini destacou a importância da produção do Estado de São Paulo que, atualmente, é maior produtor de cana e etanol e o segundo maior produtor de gás do Brasil. "A tendência mundial aposta na eficiência energética e em matrizes renováveis para a redução das emissões globais de gás carbônico. Entre 2006 e 2017 foi registrado um aumento no consumo de etanol no Estado de São Paulo provocando uma redução drástica na emissão", afirmou.

Ele também destacou a importância estratégica da produção de energia nas usinas e o potencial da produção de biogás por meio da vinhaça e relatou o projeto envolvendo a produção em duas usinas na região de Presidente Prudente (SP).

"Atualmente temos 204 usinas gerando energia elétrica, sendo 70 unidades em 20 km de distância da rede de linha de transmissão. Outra oportunidade é a produção de biogás por meio da vinhaça, que possui um potencial de produção de 8 milhões de metros cúbicos por dia. Esse volume representa metade dos 16 milhões de metros cúbicos que são consumidos em nosso estado. Temos um "pré-sal caipira" em fonte de energia renovável e o Governo do Estado de São Paulo está apoiando e estimulando os projetos nesse sentido", ressaltou Cantarini.

Datagro - 22/08/2019

Veja também