Notícias

Fazu realiza debate sobre o setor sucroenergético e lança GT da cana

29 de Novembro de 2019

Notícias

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu no dia 27, no Salão Nobre da ABCZ, o Encontro Regional do Setor Sucroenergético. O evento contou com os palestrantes, o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Campos, e o professor da USP, Marcos Fava Neves, e teve a participação de autoridades políticas de Uberaba e região. Organizado especialmente sobre o setor Sucroenergético, o evento contou com o lançamento do Grupo Técnico de Cana-de-açúcar da Fazu (GTCana).

Mário Campos abordou as perspectivas do setor sucroenergético de Minas Gerais. “Nós estamos recuperando o setor após uma crise, que culminou no fechamento de mais de 80 usinas no Brasil, sendo onze só em Minas Gerais. Agora, com novas regras, economia de mercado, produtores engajados, taxas de juros baixas, a perspectiva é muito boa, de muito crescimento e de consolidação do setor”, afirma Campos.

O Dr. Agro, como é conhecido o professor Marcos Fava Neves, era muito aguardado para o evento e destacou pontos do futuro do setor sucroenergético.  “Ficar mais competitivo no mercado crescente deve ajudar o setor a ter margens melhores e os investimentos voltarem, ajudados também com coisas positivas, como o programa RenovaBio, que visa premiar o sequestro de carbono e a cana é craque nisso”, comenta Fava Neves.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Florido, Carlos Márcio Guapo, destacou a importância do evento e o apoio da faculdade com os produtores. “É muito importante a faculdade se juntar aos produtores para melhorar todo o sistema de produção. A Fazu deu um grande passo, com toda humildade de chegar e se propor a ajudar os produtores. Isso é muito positivo”.

GT Cana

O evento contou com o lançamento do Grupo Técnico de Cana-de-açúcar (GTCANA), que reúne seis professores da Fazu, que visam interagir com profissionais e produtores do setor sucroenergético, promovendo o conhecimento científico, pesquisa aplicada e capacitação técnica. As áreas de atuação serão o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, nutrição de cana-de-açúcar e manejo do solo, utilização de geotecnologias do manejo de cana-de-açúcar e gestão a produção energética.

O engenheiro agrônomo, professor da Fazu e coordenador agrícola da CanaCampo, Rodrigo Piau, integrante do GTCana, conta os próximos passos do grupo. “O Encontro Regional do Setor Sucroenergético foi o nosso primeiro evento oficial, de lançamento do grupo. Eu fiquei muito feliz em ver em nosso evento os principais produtores, gestores de grandes usinas e empresas do setor. Agora, vamos reunir novamente e começarmos a trabalhar no futuro Centro Experimental, dentro da Fazu”, finaliza.

O evento contou com a participação de autoridades políticas como o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o Secretário de Agronegócio de Uberaba, Luiz Carlos Fernandes Saad, e representando a ABCZ, o gerente comercial João Gilberto Bento. O diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, iniciou o momento de agradecimentos, seguido pelo coordenador do curso de Agronomia e integrante do GTCana, Diego Fraga, que apresentou o Grupo aos visitantes.

Fonte: Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) - 28/11

 

 

 

Veja também