Notícias

FAEMG lança fundo de investimento para beneficiar produtores rurais

14 de Maio de 2020

Notícias

Com o objetivo de resolver diversos problemas enfrentados pelos produtores rurais de Minas Gerais, o Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) lança, hoje, a NovoAgro Ventures, um fundo de investimentos baseado no modelo Venture Builder do setor de agronegócios que tem o propósito de aproximar investidores de startups que possam criar e implementar soluções no campo.

A NovoAgro é resultado de uma parceria firmada entre o Sistema Faemg e a FCJ Venture Builder, empresa sediada em Belo Horizonte. As Venture Builders são organizações que constroem startups usando recursos próprios. Também são conhecidas como “Fábricas de Startups”, em um modelo que compartilha recursos como infraestrutura, marketing, jurídico, contábil, entre outros.

A expectativa é atrair investidores anjos que possam impulsionar startups que tenham tecnologias para solucionar problemas no campo. Os investidores anjos vão aportar no fundo valores que vão de R$ 50 mil a R$ 200 mil.

A ideia é que as soluções encontradas sejam implementadas e, caso correspondam às expectativas, as startups poderão serão impulsionadas para atender à demanda de diversos clientes.

Processo – De acordo com a superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) do Sistema Faemg, Silvana Novais, foram feitas diversas viagens e reuniões junto aos produtores rurais, associações e cooperativas para que fossem levantados os principais gargalos enfrentados pelos produtores rurais no campo. Após o levantamento, foram identificados em torno de 500 problemas envolvendo todas as cadeias produtivas.

Com os problemas identificados, tornou-se necessária busca por soluções, testes e a implantação das mesmas no campo para que os desafios sejam superados e a produção agropecuária do Estado avance.

“Fizemos todo um levantamento e maratonas com startups para buscar soluções. Achamos soluções fantásticas, mas vimos que precisávamos de um novo caminho, que é desenvolver estes produtos e soluções e levar para uso no campo. Desta forma, avançamos e foi criada a parceria e a NovoAgro Ventures”, explicou Silvana.

De acordo com o CEO da NovoAgro Ventures, Léo Dias, as expectativas em relação ao projeto são positivas. “O grande desafio é implementar as soluções no campo, e vamos trabalhar nisso”, disse.

Ainda conforme Dias, de acordo com os problemas enfrentados, serão buscadas startups que tenham projetos em desenvolvimento e que estão sendo desenvolvidos em pequena escala. Ao mesmo tempo, serão identificadas fazendas que precisam de soluções e será feita uma aproximação das partes. “O investidor não colocará dinheiro nas startups, entregaremos serviços”.

A primeira rodada para a busca de soluções está prevista para o dia 4 de junho. A NovoAgro é um fundo com prazo inicial de cinco anos e terá 30 empresas investidoras.

Problemas levantados – Dentre os problemas encontrados no campo e que abrangem a maior parte das culturas estão: a falta de telemetria para mensurar as aplicações das máquinas, gestão financeira, falta de tecnologia de mapeamento de colheita, baixa precisão da previsão do tempo local, dependência de intermediadores, baixa conectividade, falta de qualidade no fornecimento de energia elétrica, necessidade de implantação da rastreabilidade vegetal e animal, acesso à biotecnologia, entre outros.

 

Fonte: Diário do Comércio - 14/05 

 

Veja também