Notícias

Fabricantes tentam driblar resistência de americanos às picapes elétricas

04 de Setembro de 2017

Notícias

O americano já não enfrenta falta de opção ao escolher um carro elétrico —a menos que queira uma picape.

Um em cada seis veículos comprados nos Estados Unidos é picape. As da Ford série F são o modelo mais vendido no país há 35 anos —em 2017, já são 500 mil unidades. O segundo e o terceiro lugares também são picapes.

Apesar de as vendas de veículos elétricos estarem em disparada —neste ano, foram 105 mil até agosto, alta de 35% ante o mesmo período de 2016—, os fabricantes ainda não colocaram picapes elétricas na estrada. Mas isso pode estar a ponto de mudar.

Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, anunciou em julho de 2016 sua intenção de lançar "um novo tipo de picape" até abril de 2019. Diversas outras start-ups anunciaram planos para lançar picapes elétricas nos próximos anos.

A Workhorse anunciou que seu modelo W-15 entrará em produção no fim de 2018. A empresa já conta com 5.000 pré-encomendas.

A Havelaar Canada informa que sua picape elétrica, chamada Bison, estará no mercado em 2020 ou 2021. A Via Motors antecipa colocar uma camionete elétrica nas ruas em até dois anos.

Por que a demora em colocar essa ideia em prática? Lançar uma picape elétrica apresenta um conjunto específico de dificuldades, que os fabricantes tentam resolver.

Picapes são projetadas para lidar com cargas pesadas e terreno difícil, e confiabilidade e funcionalidade são características essenciais. Talvez a mais premente questão é a autonomia do veículo antes de esgotar suas baterias.

"A ansiedade quanto ao alcance é ainda maior nesse caso, porque você pode estar rebocando alguma coisa ou ter uma carga pesada", disse Steve Burns, presidente-executivo da Workhorse.

Ele tentou atenuar as preocupações ao adicionar ao projeto um motor a gasolina para extensão de alcance, permitindo que a picape opere além da autonomia normal.

Há também o problema do custo. Hoje é possível comprar uma F-150 zero-quilômetro por menos de US$ 30 mil. A picape Workhorse custa US$ 52 mil. A economia com o custo de combustível pode ajudar a compensar o preço inicial elevado.

"Quando você considera o longo prazo, como os proprietários de frotas fazem, nosso veículo é a picape menos dispendiosa que você pode operar", disse Burns

(Fonte: Folha de S.Paulo - 03/09/17)

Veja também