Notícias

EUA exportaram terceiro maior volume mensal de etanol da história

07 de Dezembro de 2018

Notícias

As exportações de etanol dos Estados Unidos praticamente duplicaram entre setembro e outubro, para 175,4 milhões de galões, o terceiro maior volume da história em apenas um mês, de acordo com a informações da Associação de Combustíveis Renováveis americana (RFA, na sigla em inglês), compiladas a partir de dados do Departamento do Comércio dos EUA.

As vendas externas de outubro foram impulsionadas pela demanda do Brasil, destino de 54,5 milhões de galões de etanol que saíram dos portos americanos. Isso significou 31% das vendas dos EUA no mês. A RFA avaliou que essa demanda foi resultado da aproximação da entressafra no Centro-Sul do Brasil, conforme relatório assinado por Ann Lewis, analista de pesquisa da associação.

O Brasil desbancou a liderança do Canadá como principal destino dos embarques americanos, que por sua vez foi o destino de 30,7 milhões de galões em outubro — queda de 12% ante setembro. A Índia foi o terceiro principal destino do etanol americano, com 29,1 milhões de galões. A Holanda foi o destino de 10,4 milhões galões; as Filipinas, de 10,2 milhões de galões; a Coreia do Sul, de 7,7 milhões de galões; os Emirados Árabes Unidos, de 7,7 milhões de galões; o Peru, de 6,2 milhões de galões.

As importações de etanol do Brasil pelos EUA também foram historicamente elevadas, alcançando o maior volume mensal em cinco anos, com 31,6 milhões de galões. No acumulado do ano, os EUA importaram 57 milhões de galões, alta de 2%. Embora sejam os maiores produtores e exportadores de etanol do mundo, os americanos precisam importar etanol do Brasil porque o biocombustível brasileiro é mais limpo que o dos EUA e pode ser utilizado para o cumprimento do mandato federal de biocombustíveis avançados.

Valor Econômico - 06/12/2018

Veja também