Notícias

Etanol limpo pela fotossíntese

14 de Maio de 2018

Notícias

Já é quase um consenso dizer que o etanol é um combustível mais limpo que a gasolina. Porém, algumas pessoas ainda discordam dessa afirmação, enquanto outras não entendem o porquê o combustível derivado da cana é mais limpo.

Afinal, perguntam os proprietários de automóveis flex: o etanol é ou não é mais limpo que a gasolina? Mas ele também não emite o tal dióxido de carbono, o CO2 do efeito estufa igual à gasolina? Sim, o etanol também emite o CO2, porém com duas diferenças em relação a gasolina.

Primeiro o volume de CO2 emitido pelo etanol é muito menor, pois seu teor de carbono é também muito menor; em segundo lugar, as emissões de CO2 do etanol são compensadas pela cana-de-açúcar que, ao se desenvolver no campo, absorve da atmosfera esse mesmo dióxido de carbono que é emitido pelo escapamento do automóvel, pois o seu crescimento é a partir do processo de fotossíntese, que precisa do CO2 que está na atmosfera.

Então, não existem contas matemáticas precisas, porém admite-se que o que o carro quando queima etanol emite de CO2 de um lado, a cana-de-açúcar absorve mais ou menos o mesmo do outro lado. Outro motivo pelo qual o etanol é considerado um combustível mais limpo é também pelo teor mais baixo de carbono, que não provoca a mesma formação de depósitos carboníferos dentro do motor, como a gasolina.

Fonte: Auto Papo – 13/05/2018

Veja também