Notícias

Etanol de milho: produção cresceu mais de 20 vezes nos últimos anos

20 de Maio de 2020

Notícias

Mesmo em meio à redução na demanda por biocombustíveis, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um aumento de 61,1% na produção de etanol à base de milho na safra 2020/2021. A estimativa é que a produção totalize 2,7 bilhões de litros, acima dos 1,7 bilhão de litros produzidos no ciclo anterior.

Em seu último levantamento, reportado em maio, a Conab listou os cinco estados brasileiros que se destacam na produção desse tipo de biocombustível: Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Paraná e Rondônia. E a produção da região Centro-Oeste, representa cerca de 95% da oferta nacional.

“Há um avanço considerável na construção de novos empreendimentos, bem como no estudo para aumento de suas capacidades atuais. A ampliação desse cenário deve se estender para outros estados nas próximas safras”, ainda segundo relatório da Conab.

Segundo Plinio Nastari, presidente da Datagro, “a produção de etanol de milho expandiu mais de 20 vezes nos últimos cinco anos, e na safra recém iniciada deve crescer de 1,62 para 2,5 bilhões de litros. O crescimento da produção de milho vai continuar viabilizando oferta competitiva de matéria prima para produção de etanol destinado aos mercados interno e externo. A pavimentação da BR-163, inaugurada em fevereiro, abre uma nova rota de escoamento desta produção através dos portos da região Norte”.

E para abordar os desafios desse importante setor, o Projeto Mais Milho promove uma live sobre os impactos da crise da Covid-19 na cadeia produtiva, na próxima quinta-feira, 21. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e moderador da transmissão, Glauber Silveira, também é importante debater os benefícios que o etanol de milho pode trazer aos produtores rurais e aos consumidores das cidades.

Além do presidente da Datagro, o vice-presidente da Abramilho recebe o ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi e o presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco. Você pode acompanhar a live nesta quinta-feira, 21, pelo site, Facebook, Instagram e Youtube do Canal Rural, a partir das 20h de Brasília.

 

Fonte: Canal Rural - 19/05 

 

Veja também