Notícias

ESALQSHOW debate alimentos saudáveis e energia sustentável

16 de Outubro de 2019

Notícias

Os desafios e oportunidades do agro brasileiro até 2030 foram debatidos durante o ESALQSHOW, evento realizado pela Esalq/USP em parceria com a ARAIBY e a FEALQ (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz). O diretor executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, participou do painel “Etanol e Açúcar”, na última sexta-feira, que compunha a programação do Agtech Valley Summit – Inovação Tecnológica no Agro a favor de Alimentos Saudáveis, Energia Renovável e Sustentável do ESALQSHOW.

No painel, foram discutidas a conjuntura atual do açúcar e do etanol, as perspectivas da indústria automobilística e os grandes desafios do setor sucroenergético. O executivo da UNICA fez um panorama do setor com a entrada em vigor, a partir de janeiro do próximo ano, da Política Nacional de Biocombustíveis, RenovaBio, e discorreu sobre as ações da entidade na área externa, particularmente no combate ao protecionismo ao açúcar e no fomento do uso do etanol misturado a gasolina em diversos países, particularmente na região asiática.

O executivo apresentou também as ações de comunicação necessárias para a construção da imagem do setor junto a diferentes públicos. “O setor sucroenergético oferece à população brasileira um dos combustíveis com menor pegada de carbono do mundo, o etanol de cana-de-açúcar. Conquistamos essa sustentabilidade graças à nossa resiliência e capacidade de se reinventar e revolucionando a qualidade de vida de todos os brasileiros que vivem nas grandes cidades, com a melhoria da qualidade do ar. Ao ampliar o nosso esforço de comunicação, queremos que a população reconheça e valorize isso”, comenta Leão de Sousa.

Participaram também do debate Luiz Carlos Correia Carvalho, Presidente do Conselho Consultivo do Esalqshow 2019 e conselheiro da UNICA, e Henri Joseph, Diretor Técnico da Ass. Nac. dos Fabricantes de Veículos Automotores, com moderação do ex-ministro Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV-EESP. Os eventos do ESALQSHOW foram desenvolvidos para estimular inovações e o empreendedorismo na agricultura e setores associados, apresentando e interagindo com um público seleto frente às últimas tendências, futuros desafios, novas ideias, produtos e serviços.

Fonte: Portal Única – 16/10/19

Veja também