Notícias

EPE conclui cadastramento para Leilão A-6; usinas a biomassa ofertam 1,04 GW

09 de Maio de 2018

Notícias

A Empresa de Pesquisa Energértica (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, anunciou que concluiu nesta terça-feira (8), o cadastramento de projetos para participação no Leilão de Energia Nova A-6 de 2018. O leilão está previsto para ser realizado em 31 de agosto de 2018, com participação de fontes eólica, hidrelétrica e termelétrica (biomassa, carvão e gás natural).

No total, foram cadastrados 1.080 projetos, totalizando 57,96 GW de capacidade instalada. A contratação no leilão, porém, dependerá da necessidade de demanda declarada pelas distribuidoras.

Segundo os números apresentados, a fonte eólica foi a com maior oferta em número de projetos cadastrados (926), sendo superada pela fonte termelétrica em potência, com mais de 29 GW. A EPE ainda destaca a potência ofertada para projetos a gás natural, com mais de 27 GW em 36 projetos cadastrados.

Especificamente em relação à térmicas movidas a biomassa, foram 25 projetos em seis estados, totalizando uma oferta de 1,04 GW. O número equivale a 1,79% do total ofertado.

Segundo a EPE, do total de projetos cadastrados, 67% optaram por aproveitar o cadastramento oriundo do Leilão A4/2018. “Estes projetos foram dispensados da reapresentação da totalidade dos documentos, desde que mantidos inalteradas as características técnicas”, explica o órgão.

Nesses casos, os empreendedores fazem todo o processo exclusivamente pelo sistema de Acompanhamento de Empreendimentos Geradores de Energia Elétrica (AEGE). Além disso, eventuais documentações complementares podem ser entregues por e-mail.

“Este processo de aproveitamento de documentação vem sendo empregado nos últimos anos e significa uma otimização do processo de análise técnica, diminuindo a necessidade de retrabalho e aumentando a eficiência do processo, tanto para os empreendedores quanto para a EPE, o que permite um cronograma mais enxuto para o leilão”, argumenta a EPE.

O órgão, no entanto, ressalva que o fato de um projeto ter sido habilitado tecnicamente em um certame não acarreta em sua habilitação automática para o certame seguinte. “Todos os projetos serão objeto de análise, focada principalmente em parâmetros específicos do leilão, como o cronograma, orçamento e ponto de conexão”, afirma.

Fonte: EPE – 08/05/2018

Veja também