Notícias

Entressafra longa à vista

04 de Setembro de 2018

Notícias

A estiagem chegou mais cedo em 2018, em abril, e ainda se estende. Sem dias de chuva, não houve paradas de moagem na região Centro-Sul, as colhedoras trabalham em ritmo acelerado, devoram os canaviais ressentidos pela seca, o que deve reduzir o volume de produção.

Segundo estimativa da DATAGRO, divulgada em 22 de agosto, o processamento de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil na safra 2018/19 – iniciada, oficialmente, em 1º de abril - deve atingir 558,12 milhões de toneladas, queda de 6,4% na comparação com o volume de 596,3 milhões de toneladas moído na temporada 2017/18.

Outro efeito da seca é a antecipação do término da safra, muitas unidades devem encerrá-la já no mês de outubro, uma delas é a Usina São Martinho, de Pradópolis, SP, isso se não acabar em setembro. O diretor financeiro e de Relações com Investidores do Grupo São Martinho, Felipe Vicchiato, observa que o cenário da safra canavieira na região Centro-Sul deve ser de fim de safra em meados de outubro, dado o tempo seco, e o volume de produção não deve ser maior que 550 milhões de toneladas.

E dados do Clima Tempo apontam que a volta das chuvas vai atrasar neste ano, normalmente, em outubro as águas já chegam com regularidade, mas isso só deve acontecer em novembro. O que pode atrasar o início da safra 2019/2020, pois não haverá cana no ponto de colheita no começo de abril. O cenário indica uma entressafra longa.

Fonte: CanaOnline – 04/09/2018

Veja também